17 erros a evitar na cozinha planejada

Qual é o desejo mais comum de quem acabou de adquirir um imóvel? Certamente investir em um projeto de cozinha planejada é um deles. Porém, tão ou mais importante que reunir referências para servir de inspiração na hora de planejar os móveis, evitar erros que geram dor de cabeça e comprometem a funcionalidade do projeto é essencial. Isso é ainda mais decisivo quando se sabe o quão alto é o custo de marcenaria e o seu impacto no orçamento doméstico.

Neste artigo, listamos os erros mais comuns na hora de aprovar e executar um projeto de cozinha planejada. Analise cada item com atenção e depois salve esse artigo para consultar quando você for planejar a cozinha dos sonhos. Boa leitura!

1 - “Torre quente” em ambiente pequeno

Aquele espaço onde se coloca microondas e forno elétrico - a “torre quente” - fica bacana em cozinhas espaçosas, mas não é indicada para cozinhas pequenas, pois se perde espaço na área de bancada. O aconselhável, para espaços menores, é instalar o forno embaixo do cooktop.

2 - Cooktop na área de circulação

No Pinterest é lindo, mas no dia a é pouco funcional. Isso porque colocar o cooktop no meio da cozinha acaba atrapalhando a circulação - isso só não será um problema se a área for imensa. Mas qual o melhor lugar para ele?

O ideal é que o cooktop fique em uma das pontas da bancada, com uma área livre (entre 15 cm e 25 cm) ao redor. Assim, você aumenta a segurança da sua cozinha (pois os cabos das panelas ficarão livres de esbarrões) e ainda ganha espaço útil enquanto estiver cozinhando - pode colocar tampas, colheres, ingredientes, etc.

3 - Micro-ondas em espaço muito alto

Um dos erros mais comuns em cozinhas planejadas: reservar o nicho do eletrodoméstico para um ponto alto demais, impossibilitando alcançá-lo com facilidade.

Lembre-se: a distância entre o micro-ondas e o chão deve ser de 1,30 cm a 1,50 cm.

4 - Bancada muito pequena ou inexistente

Preparar alimentos é uma das principais funções de uma cozinha. Por isso, deve haver um espaço destinado a essa atividade - e ele não pode ser minúsculo.

5 - Preferir portas ao invés de gavetas e gavetões

Apesar de mais caros, gavetas e gavetões são mais práticos do que portas.

Por isso, ao planejar sua cozinha, tente utilizá-las ao máximo.

O orçamento é mais enxuto? Então aposte pelo menos em um gavetão para panelas, onde será mais fácil guardá-las e organizá-las. 



6 - Escolher o tipo de porta sem pensar na localização

Para evitar grandes erros, confira os tipos de porta mais comuns e o que deve ser considerado ao escolhê-la:

a) Portas que abrem para fora: é a mais barata de executar, mas deve ser bem avaliada em relação à sua localização. Por exemplo, não podem atrapalhar a circulação nem a abertura de um equipamento quando ela for aberta.

b) Portas de correr/deslizantes: ótimas para cozinhas menores, com pouco espaço de circulação. Tem duas desvantagens:

- O trilho deve ser sempre mantido bem limpo, para evitar que a porta emperre.

- Como uma parte do armário sempre fica com uma área fechada, pode dificultar a colocação/retirada de algum item ou limpeza.

c) Portas basculantes: fáceis de abrir, são as preferidas quando se trata de armários aéreos. Porém, podem ser difíceis de fechar, visto que o puxador acaba ficando para o alto depois dela ser aberta. Isso fica ainda mais complicado quando os moradores têm baixa estatura.                                                    

7 - Ter gavetas distantes da pia

Pelo menos um módulo de gavetas deve ficar próximo da cuba da pia. Assim fica mais fácil e prático guardar os talheres após secá-los. 

8 - Espaço entre prateleiras internas muito estreito ou largo demais

Confira com atenção as medidas no projeto, analisando se a altura entre elas atende suas necessidades. 

Afinal, o espaço entre as prateleiras não pode nem ser tão estreito que impeça o armazenamento de itens mais altos, nem tão largo que acaba deixando um grande vão livre sem utilidade.  

9 - Investir em prateleiras e nichos decorativos

A probabilidade de transformá-los em “espaços da bagunça”, acumulando-os de itens sem critério, é muito grande.

10 - Não lembrar do recuo do rodapé na porta do armário

Ele jamais deve ser instalado rente à porta inferior do armário, pois assim não é possível encaixar os pés debaixo do móvel enquanto se lava louça.

O recuo deve ser de, pelo menos, 10 cm.


O Trebbiano e o Gran Solare, empreendimentos Equilíbrio em Curitiba, oferecem cozinhas espaçosas, ideais para você planejar e executar a cozinha dos sonhos.

Visite nossos decorados e surpreenda-se.

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 – Ecoville

41 99800-0444


11 - Optar por puxadores externos quando a cozinha é pequena

Como o espaço de circulação restrito, é muito fácil bater e se machucar nesse tipo de puxador enquanto se cozinha ou lava a louça.

Para cozinhas com menor espaço, invista em armários inferiores com puxador embutido, adotando um destes modelos:

- Fecho toque

- Cava

- Perfil de alumínio

12 - Prever poucos pontos de tomada

Para não errar, vale a máxima “quanto mais, melhor”. Aqui uma lista com os itens de cozinha mais comuns para você determinar a quantidade ideal de pontos de tomada:

- Geladeira

- Forno

- Micro-ondas

- Lava-louças

- Filtro de água (quando pode se escolher a temperatura da água)

- Eletroportáteis usados no dia a dia (liquidificador, cafeteira, torradeira, mixer, etc.)


Dica Equilíbrio: defina a quantidade de pontos antes de realizar o projeto da cozinha planejada.


13 - Não prever divisão entre área seca e área molhada

Entre a área seca e a área molhada ao lado da cuba - onde se lava louça e higieniza alimentos - deve haver um pequeno desnível.

A divisão criada pelo desnível é essencial para não deixar a água escorrer para a parte seca - o que é ainda mais importante se o cooktop está instalado ali.

14 - Não prestar atenção na iluminação

A iluminação natural, proporcionada pela existência de uma janela, é a melhor forma de iluminar a cozinha, deixando o ambiente bem mais agradável.

Também é preciso prestar atenção em áreas como a bancada de trabalho, a cuba da pia e o cooktop - todos devem receber pontos de iluminação artificial.


Dica Equilíbrio: redobre a atenção com a iluminação caso sua cozinha planejada seja executada em cor escura.



15 - Fazer bancada com mármore carrara

É um revestimento lindo, mas nada funcional, pois mancha com facilidade. Ou seja, se alguém derrubar café, vinho, molho vermelho, etc., o visual da pedra fica comprometido.

16 - Não prever lugar para a bombona de água ou filtro da água

Como geralmente esse tipo de utensílio é grande, esquecer de prever o local certo no projeto pode se revelar uma dor de cabeça depois.

17 - Esquecer do espaço para lixo orgânico e seco

Embutidos na bancada ou disponíveis dentro de uma gaveta, oferecem maior praticidade para a rotina da cozinha.

Anterior
Anterior

O essencial é invisível aos olhos: uma conversa que conecta a engenharia com O Pequeno Príncipe

Próximo
Próximo

Consórcio de imóveis vale a pena? Conheça vantagens e desvantagens.