Consórcio de imóveis vale a pena? Conheça vantagens e desvantagens.

Em todo o ano de 2022, os brasileiros movimentaram R$ 106,41 bilhões em crédito imobiliário via consórcio. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio - ABAC, entidade que congrega empresas do segmento no país. Por trás do número, uma realidade: o consórcio de imóveis como forma acessível de adquirir o primeiro imóvel ou aumentar patrimônio.

Neste artigo, trazemos as principais características desse formato de aquisição de casa ou apartamento, bem como suas vantagens e desvantagens. Também indicamos o perfil de consumidor mais indicado para esse modelo de compra, bem como pontos importantes para se observar antes de assinar a contratação. Confira!

O QUE É

Espécie de “poupança forçada”, o consórcio imobiliário reúne pessoas que buscam adquirir um imóvel, com prazos e condições estabelecidos em contrato. O grupo deve ser representado por uma administradora de consórcio, autorizada pelo Banco Central do Brasil para funcionar. O pagamento é feito por parcelas, que são reajustadas por indicadores econômicos, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA e o Índice Nacional de Custo da Construção – INCC.

Mas como o participante recebe o valor da carta de crédito?

Diferente do financiamento, em que todo o dinheiro é liberado após a aprovação e as parcelas são pagas a partir disso, no consórcio há um sorteio mensal, que contempla um número determinado de integrantes do grupo com o valor da carta.

Também é possível obter o valor total dando um lance, com pagamento à vista, como se fosse um leilão. Se ele for aceito, o cliente recebe a carta antecipada, e o valor do lance é abatido do valor total da carta.

Dica Equilíbrio: um bom lance equivale entre 30% a 40% desse valor.

VANTAGENS

. Tudo no seu tempo e do seu jeito: você é quem decide o valor da parcela - há grupos com parcelas mensais dos mais diferentes valores. Também é você quem decide se deseja dar um lance, bem como quando e quanto.

. Sem juros, sem IOF: não há juros embutidos no valor da parcela, nem cobrança de IOF. Só se paga uma taxa de administração, que normalmente é bem menor que as taxas cobradas em qualquer modelo de financiamento de imóveis.

. Maior poder de barganha: quando você é sorteado, tem o dinheiro na mão de forma integral. Com isso, é possível escolher melhor o imóvel e barganhar um bom desconto.

. Possibilidade de começar patrimônio: às vezes, é só por meio de um consórcio que algumas pessoas conseguem adquirir um bem que exige grande capital.

. Nada de entrada: diferente de um financiamento, não é necessário dar 20% ou 30% de entrada.

. Grana para despesas obrigatórias: é possível utilizar até 10% do crédito para despesas com escritura, certidões e seguro.

DESVANTAGENS

. Demora em adquirir o imóvel: quem escolhe investir em consórcio tem que contar com a sorte, pois há possibilidade de só ser sorteado no final do grupo.

. Não é uma forma de investimento: como na cota de consórcio sempre há uma taxa de administração (em torno de 18%), não há margem para lucro, ou seja, não gera rendimento.

Leia também:

- Guia: como usar o FGTS na compra do imóvel

- Financiamento imobiliário: 4 formas de adquirir o próprio imóvel

PARA QUEM O CONSÓRCIO É IDEAL

. Não consegue guardar dinheiro: se tiver dinheiro na mão gasta tudo, mas tem disciplina para pagar contas, não deixa de pagar boletos? Esse perfil se dá super bem com consórcio.

. Sabe lidar com prazos longos: como o consórcio dura anos e ser sorteado no final é uma possibilidade, ter essa habilidade é essencial para evitar frustração.

. Se não há necessidade de obter o imóvel imediatamente: não precisa comprar o imóvel para sair da casa dos pais, nem para casar, nem para resolver a vida depois de um divórcio.

. Já tem, acumulado, cerca de 50% do valor total da carta: com isso, é possível dar um lance e talvez obter a carta de crédito de forma antecipada.

IMPORTANTE:  a carta de crédito de consórcio só pode ser utilizada quando o imóvel possui Habite-se/CVCO. Isso significa que, no caso de um empreendimento que está sendo construído, a carta só poderá ser usada para quitação ou parcela de chaves, ou seja, quando o empreendimento estiver pronto para ser entregue, após aprovação de vistorias de órgãos públicos e averbação da conclusão de obra.

CUIDADOS AO CONTRATAR

. Programe-se: analise bem seu orçamento, pois quem desiste do consórcio no meio do caminho precisa pagar multa, que varia de 10% a 20% do total pago.

. Avalie com cuidado o valor do imóvel a ser comprado: para evitar problemas financeiros futuros, a carta precisa ter valor suficiente para a aquisição.

. Faça simulações: compare diferentes valores e prazos para ter certeza de que está escolhendo o melhor grupo de consórcio.

. Analise o contrato de adesão com cuidado: confira atentamente todo o documento, em especial os itens abaixo.

- Definição do valor do crédito

- Definição do prazo de duração do grupo

- Obrigações referentes a taxa de administração, fundo de reserva e seguro

- Critério de correção do crédito escolhido pela administradora

- Garantias para receber o bem

- Regras de contemplação do sorteio e do lance

. Escolha uma administradora idônea: antes de bater o martelo, consulte no site do Banco Central do Brasil a relação das empresas autorizadas a funcionar.

Também pesquise a existência de reclamações contra ela em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e este site. Também é possível verificar o ranking das melhores empresas no site do Banco Central.

. Jamais faça pagamento em dinheiro: use formas que permitem comprovar que  a parcela foi paga, como cheque nominal à administradora de consórcios, transferência bancária ou Pix.


Nosso artigo ajudou você a saber mais sobre consórcio de imóveis? Esperamos que sim.

A Equilíbrio Construtora é uma das mais tradicionais empresas do segmento do Paraná.

Em Curitiba, oferece duas oportunidades imperdíveis quando se trata de adquirir o apartamento dos sonhos.

- Trebbiano Residencial, no Ecoville.

- Gran Solare Rezidenciale, a 750 m do Jardim Botânico.

Visite os decorados e surpreenda-se.

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 - Ecoville

41 99800-0444

NOSSAS FONTES

Imoveis Estadão

Exame

Anterior
Anterior

17 erros a evitar na cozinha planejada

Próximo
Próximo

10 restaurantes em Curitiba para celebrar com a família