Verdades sobre esquadrias em PVC que você precisa conhecer

Barulho demais vindo da rua, ambientes que não conservam a temperatura, umidade que entra e se instala: situações como essas impactam diretamente na qualidade de vida de quem reside em uma casa ou apartamento, principalmente nas grandes cidades. Porém, tanto na construção de casas quanto apartamentos, geralmente a preocupação de quem constrói ou compra um imóvel é com a alvenaria, relegando as esquadrias a segundo plano.

Para Marcos Matos, gerente regional de vendas do Paraná da Weiku do Brasil, uma das maiores fabricantes de esquadrias em PVC do país, esse é um equívoco que pode apresentar um custo alto: a perda de qualidade de vida dos moradores. “Janelas interferem no bem-estar das pessoas. Esquadrias não têm a devida atenção que deveriam ter, pois é justamente onde não vai tijolo que entra ruído, água, pó, sujeira”.

Para agravar a situação, pouca gente se dá conta de que o material utilizado para fazer portas e janelas têm relação direta com esse tipo de problema.

Confira, neste artigo, verdades sobre as esquadrias de PVC, o que irá permitir a você fazer a melhor escolha, seja na construção da própria casa, seja ao analisar as aberturas de portas e janelas na compra de um apartamento.


1 – Esquadria de PVC tem longa vida útil.

O Policloreto de Vinila - PVC é um material extremamente conhecido, sendo utilizado tanto na fabricação de produtos de uso domésticos - como cadeiras, mesas e porta de micro-ondas - passando por brinquedos, automóveis, revestimentos e área médica. Porém, sua maior utilização é na construção civil, em que a demanda por materiais de longa vida útil é bastante alta.

Nesse sentido, o PVC é amplamente utilizado para fabricar portas e janelas, produtos conhecidos como esquadrias. A durabilidade é impressionante: elas podem durar, em média, mais de 60 anos se bem cuidadas.

2 - Esquadrias de PVC têm alta estanqueidade.

Diferente de esquadrias de alumínio ou madeira, todos os cantos das esquadrias de PVC são soldados, o que significa que não ficam frestas entre um perfil e outro que compõem a peça. Assim, se tem um monobloco, o que diminui consideravelmente os pontos de entrada de água – que costuma ser um dos principais problemas das esquadrias comuns. Além disso, a esquadria em PVC também diminui a entrada de pó e ruídos.

A essa condição se dá o nome de estanqueidade, característica fundamental quando se trata de definir a qualidade de um imóvel.

3 – Justamente pelo o que foi apresentado no item anterior, esquadrias de PVC são melhores que esquadrias de alumínio no quesito isolante térmico.

Sim, elas são bem melhores quando se trata de isolar frio e calor. O motivo? Como a esquadria de PVC é estanque, ao ser fechada ela não permite a troca de ar entre o ambiente interno  o externo. Isso diminui a troca de calor, ajudando a manter a temperatura do ambiente estável, sem sofrer influência da temperatura externa.

De acordo com Marcos Matos, “o alumínio é o segundo maior condutor que existe. Transmite ruído, frio, conduz calor. Sempre brinco: se o alumínio fosse bom isolante térmico, não se faria latinha de cerveja com esse material.”

4 – O PVC usado nas esquadrias é diferente do PVC utilizado em cadeiras de plástico, tubos e forros.

Ainda tem gente que acredita que esquadria de PVC resseca e amarela, igual cadeira de PVC. Porém, embora a matéria-prima principal seja a mesma, o catalisador usado na extrusão do PVC é diferente, variando conforme o tipo de produto.

“Na cadeira, o catalisador é à base de chumbo, que amarela. Já na extrusão dos perfis de esquadrias, o catalisador é o cálcio-zinco, dióxido de titânio - que é o mesmo material presente no protetor solar. Por isso, esquadria de PVC não fica amarelada, pois o catalisador é diferente. Ela é produzida com componentes que a permitem aguentar radiação solar e intempéries”, enfatiza Matos.



5 – Esse tipo de esquadria é ótimo isolante de ruído.

Devido às características e modo de fabricação citados anteriormente, portas e janelas em PVC também oferecem excelente desempenho acústico - afinal, se elas não passam água e ar, também não deixam passar tanto ruído.

Alguns tipos diferenciados de esquadrias de PVC ainda vão além: oferecem desempenho acústico acima da classificação máxima exigida pela norma específica de esquadrias, a NBR 10821/2017.

Um exemplo são as esquadrias oscilo-batentes, com sistema de travamento multiponto. Nesse modelo, a vedação é muito mais efetiva, podendo diminuir em cerca de 35dB – quando combinadas a uma parede bem executada – os ruídos externos.

6 - A manutenção é muito fácil.

Como não há necessidade de repintura, manter portas e janelas em PVC é bastante simples. Quanto à limpeza, é só passar pano umedecido com água e sabão. Em instantes fica limpo, ainda com a vantagem de não absorver umidade.

Além disso, o material não entorta, não enferruja e não pega cupim, nem absorve fungos e bactérias.

7 - São extremamente resistentes e duráveis.

Perfeitas para regiões litorâneas - pois não sofrem corrosão pela maresia – esquadrias em PVC também são super-resistentes a altas temperaturas, aguentando variações entre -10 ºC e 76 ºC sem sofrer danos.

8 - São grandes aliadas quando se trata de diminuir custos na conta de luz.

Como há estanqueidade, as esquadrias em PVC oferecem excelente desempenho térmico, uma vez que a troca de calor entre os ambientes interno e externo é menor.

Essa característica impacta positivamente no uso de eletrodomésticos como ar-condicionado e aquecedor, diminuindo a necessidade de uso. Quando há necessidade de utilização, o funcionamento acaba sendo mais eficiente. O resultado: quanto menos energia elétrica, mais redução da conta.


Deu para compreender por que as esquadrias em PVC são uma das melhores opções quando se trata de escolher material para portas e janelas? Então confira o terceiro episódio do podcast Viver em Equilíbrio, com Marcos Matos.

Nele, o gerente regional de vendas da Weiku do Brasil fala mais sobre o tema, e ainda revela detalhes sobre as esquadrias em PVC produzidas para empreendimentos da Equilíbrio Construtora.

Escute agora mesmo nestes agregadores de podcast e em nosso site.

Apple

Spotify

Google Podcasts



Sabia que o Trebbiano, importante lançamento da Equilíbrio no Ecoville/ Curitiba, utiliza janelas com esquadrias de PVC da Weiku do Brasil?

Termoacústicas, em modelo oscilo-batente com vidros laminados 3+3mm, são garantia de máximo sossego – nem mesmo a moto mais barulhenta passando na rua atrapalha o descanso ou a concentração.

Visite o decorado e surpreenda-se.

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 – Ecoville

41 99800-0444


Anterior
Anterior

10 restaurantes em Curitiba para celebrar com a família

Próximo
Próximo

12 coisas sobre financiamento imobiliário que você precisa saber