Terreno ou apartamento? Tire suas dúvidas sobre o melhor investimento.
Pra começar, nenhum é melhor que o outro, como uma verdade absoluta. A sua escolha vai depender de quanto você tem pra investir e do retorno que espera ter do seu investimento. Só depois de avaliar esses dois fatores financeiros você vai poder dar os primeiros passos. Mas uma coisa é certa: os bens imobiliários têm alto potencial de valorização e são uma ótima opção para diversificar o seu patrimônio. Desde sempre. E nós estamos aqui para esclarecer tudo, com análises práticas super importantes que vão facilitar a sua tomada de decisão. Afinal de contas, a vida é feita de escolhas que, somadas, devem resultar num futuro melhor pra você.
Vantagens de investir em terreno
Terrenos são versáteis e podem ser transformados em vários tipos de obras, dentro das regras estabelecidas pelos órgãos públicos ou empresas particulares que administram a área – no caso de terrenos adquiridos em um condomínio residencial. Para uma construtora ou uma empreiteira, contar com uma área limpa, sem construção, é extremamente vantajoso como negócio. Um terreno tem enorme potencial de atrair esses tipos de empreendedores.
Dependendo da localização, do tamanho e valor agregado, um terreno sai mais barato que um apartamento, uma alternativa mais em conta para quem não deseja deixar o dinheiro parado no banco, em um fundo de rendimento mínimo.
A manutenção de um terreno exige menos custos e seus donos, muitas vezes, só se preocupam em pagar IPTU – exceto em terrenos residenciais com taxa de condomínio. De resto, é dar tempo ao tempo e colher os frutos da valorização.
As chances de você acertar na escolha e fazer o seu terreno valorizar são maiores em locais estratégicos dentro de um planejamento urbano. Procure se informar sobre os planos de empreendedores e órgãos públicos para a área em vista.
Vantagens de investir em apartamento
A geração de renda com aluguel é um dos maiores atrativos de um apartamento como investimento.
Com a compra do imóvel é possível diversificar o seu patrimônio financeiro ou até “viver de renda”, como se diz popularmente.
A maioria das pessoas se sente mais segura morando em apartamentos do que em casas, nos grandes centros urbanos. Isso amplia o número de compradores de apartamentos em relação a compradores de terrenos.
Como uma área com grande potencial de valorização pode jogar o preço de um terreno para cima, o mesmo acontece com um apartamento. É preciso buscar informações para avaliar as regiões que vêm se valorizando no cenário de uma cidade. Você pode acessar o Plano Diretor do bairro para saber sobre as obras que podem e não podem ser realizadas e também descobrir as prioridades reservadas para o futuro da região onde fica o seu apartamento.
Terrenos – como investir
Tem que visitar pessoalmente o terreno para sentir a região, verificar as condições em que ele se encontra e o que fica no seu entorno.
Pesquise os preços de terrenos vizinhos e com área semelhante para saber se o valor está dentro da realidade do local. Aproveite para pegar informações de obras ou áreas de preservação na região.
Verifique a segurança jurídica da sua compra. Um terreno não regularizado em cartório pode indicar a compra de algo que simplesmente não existe na lei, impossibilitando uma comercialização futura, ou seja, você não poderá vender e perderá todo o seu dinheiro investido.
Apartamentos – como investir
Investir em apartamento é um investimento com alto valor envolvido e você precisa fazer uma pesquisa minuciosa para ganhar segurança e fazer a melhor escolha de acordo com o seu momento financeiro.
Importante: comprar um apartamento pra morar é diferente de comprar um apartamento pra investir. Quando você mora num apartamento acaba abrindo mão de qualquer renda de aluguel ou venda que ele poderia gerar.
Agora, se você investir em um apartamento para alugar, vai precisar de inquilinos. Enquanto o imóvel não estiver alugado, você terá que pagar os custos mensais de condomínio e o IPTU anual.
Localização e estado de conservação são essenciais, principalmente para apartamentos.
Questione-se, pense como inquilino e proprietário de imóvel: existe boa infraestrutura ou planos para melhorias no imóvel ou na região? No bairro, o aluguel de apartamentos acontece de forma fácil e rápida? Como é o planejamento urbano? A mobilidade é eficiente? Há atrativos locais? E o perfil dos moradores e comerciantes, qual é?
As características da região ajudam a entender quem são as pessoas que habitam o lugar, facilitando a especulação de ganhos financeiros.
Liste as vantagens e desvantagens de viver ali, avaliando se os pontos negativos podem ser revertidos ou amenizados e qual seria o custo aproximado disso, caso envolva diretamente o seu apartamento ou terreno.
Olho na papelada!
Mais uma vez: fique atento para a parte jurídica na hora de comprar um terreno ou apartamento. Verifique a documentação do imóvel e do vendedor antes da assinatura dos papeis. Na dúvida, busque uma assessoria imobiliária.
Últimas dicas!
Esses são os aspectos que diferenciam terrenos e apartamentos como dois dos maiores investimentos do mercado imobiliário.
Independente da sua escolha, a Equilíbrio tem mais duas dicas para você investir certo.
Se você escolheu terreno, temos opções incríveis no Paradiso Residencial, um charmoso condomínio horizontal próximo ao Passaúna em Curitiba, com mais de 50 mil metros quadrados de mata preservada e área de lazer completa, somando infraestrutura, segurança e conforto à liberdade proporcionada por uma casa em um terreno particular.
Se optou por apartamento, visite o decorado do Trebbiano Residencial, no Ecoville, um lançamento dentro de uma tendência de mercado que vêm crescendo muito nos grandes centros urbanos: apartamentos compactos de alto padrão com um verdadeiro home club no condomínio, onde praticidade, qualidade e funcionalidade se unem para atender um estilo de vida moderno, 100% focado nos novos hábitos de moradia.
Clique nos links e saiba tudo sobre esses dois empreendimentos projetados para quem sabe que o melhor investimento é aquele que tem retorno garantido, seja como negócio ou experiência de vida.