Sistema de gestão da qualidade: como ele impacta na qualidade do apartamento novo?
Como saber se estamos no caminho certo? Como chegar onde desejamos chegar? Esses questionamentos, essenciais quando se trabalha com sistema de gestão de qualidade, não estão presentes apenas na vida das empresas: podem se estender à vida de todos nós - e impactam, principalmente, na qualidade de vida de quem adquire um imóvel.
Mas como um processo interno tem capacidade de impactar positivamente a construção de um empreendimento? Mais: de garantir bem-estar para quem mora nele?
Para explicar esses e outros aspectos da adoção de um sistema de gestão de qualidade pelas construtoras, conversamos com Gizele Pires, engenheira civil e consultora da área. Parceira da Equilíbrio Construtora há quase 20 anos, ela revela tudo sobre o tema, que é essencial para quem deseja adquirir um apartamento novo para morar ou investir. Confira abaixo os principais trechos dessa conversa.
1 - Empresa certificada, ISO 9001, PBQP-H, SiAC: o que significa tudo isso?
ISO 9001 significa qualidade. É uma norma de gestão, é igual para todo tipo de empresa e foi criada para facilitar o comércio. Já o SiAC é uma norma de certificação para construtoras que faz parte do PBQP-H. Uma empresa de qualquer segmento pode obter a ISO. Já o SiAC é baseado na ISO, mas específico para a construção civil. O foco é em atendimento de requisito legal, normas técnicas.
Para o usuário, o comprador de imóvel, o SiAC oferece uma grande segurança, pois está comprando um bem durável sabendo que terá qualidade, sabendo que o processo de construção foi de acordo com normas vigentes no país e normas internacionais.
2 - Antigamente a ISO era vista não como garantia de qualidade, mas garantiria que algo fosse produzido de acordo com determinado padrão. Como desmistificar isso hoje?
Um exemplo: a maioria das pessoas pode dizer “eu sei construir uma parede”, mas a parede está de acordo com o que as normas técnicas pedem? É isso que o SiAC faz, garante segurança no atendimento das normas.
Mas e a ISO 9001? Bom, se as empresas adotarem um sistema de gestão baseado na ISO 9001, elas vão monitorar com frequência a satisfação dos clientes, vão buscar a melhoria contínua dos seus processos e produtos. Essa prática, por si só, já contribui com o aumento da qualidade do produto ou serviço oferecido pela organização.
3 - Tanto a ISO quanto o SiAC trazem como demanda o planejamento estratégico, impactando na qualidade de vida da empresa em si. O que é planejamento estratégico dentro do sistema de gestão da qualidade?
Isso é uma grande mudança que a ISO 9001/2015 trouxe para as empresas. Antigamente se pensava em execução do produto, mas se esquecia da gestão. Quando comecei a trabalhar na área, a empresa decidia começar um sistema de gestão de qualidade e delegava para o estagiário, “cuida desse negócio aí, que eu não tenho nada a ver com isso.” Hoje isso mudou, a norma exige que o sistema de gestão de qualidade ande junto com a gestão do negócio.
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4 - O sistema de gestão de qualidade faz isso: mostra onde se quer chegar, como que chega, e estabelece indicadores para isso. Mas basta monitorar os indicadores e não fazer nada com eles? Como as empresas usam esses indicadores?
Há diferença entre dados e informação, e conhecimento. Dados e informações estão disponíveis na internet à vontade. Mas isso é conhecimento? Não é. Para transformar esses dados em conhecimento é preciso trabalhá-los. Primeiro é necessário definir indicadores adequados. A empresa é quem deve definir que tipo de dado coletar, a periodicidade da coleta e a periodicidade da análise.
Por exemplo, entrega de obra. Para a visita de vistoria com o comprador, antes a empresa faz um checklist, faz uma coleta de informações das pendências, uma “vistoria interna”, para corrigir o que é necessário corrigir. E o que faz com esses dados? É possível tabular essas informações para descobrir quais são as pendências mais frequentes. Por exemplo, 40% dos problemas dessa vistoria interna são de pintura. A partir desses dados, você toma uma ação para, no próximo empreendimento, melhorar no aspecto que tem problema.
5 - “Tratamento de reclamação do cliente” não é só fazer uma correção, é entender porque o problema aconteceu e evitar que volte a ocorrer. A norma exige a tomada de ação para tratar "as causas" dos problemas identificados, e uma forma de investigar essas causas é a técnica dos "cinco porquês". Você pode explicar como essa metodologia funciona?
Os “cinco porquês” é uma metodologia usada para investigar a fundo, investigar a causa real, não se contentar com a causa superficial. São pelo menos cinco perguntas para chegar na causa real do problema.
Por exemplo, “por que esse problema aconteceu?”, “Ah, porque a pessoa estava sobrecarregada.”, “E por que ela estava sobrecarregada?”, “Porque estava com falta de pessoal.”, “E por que faltou pessoal?”... Assim a empresa consegue identificar o problema e quando identifica, ele é tratado de forma eficaz.
6 - Na gestão da qualidade, é preciso registrar o conhecimento organizacional, pois ele é da empresa, não pode ficar só na mão das pessoas. Como os sistemas de gestão de qualidade ajudam nisso?
A norma aborda a questão do conhecimento organizacional. Porém, o CNPJ não aprende, quem aprende são as pessoas. Só que a premissa de um sistema de gestão de qualidade em relação a esse conhecimento é não depender delas.
Para isso, é preciso documentar o conhecimento, criar fluxo, mapear processos, para que as coisas funcionem. Isso não significa que o profissional é dispensável. Significa que assim ele ganha liberdade para crescer na empresa, assumir outras responsabilidades nela.
7 - Dentro de uma empresa, como fazer com que os profissionais façam a adesão ao sistema de gestão da qualidade?
O exemplo tem que vir de cima. Quando a diretoria é comprometida com o sistema de gestão de qualidade, faz diferença, pois a equipe entende que aquilo faz parte do seu trabalho.
Outra ponto importante: a equipe tem que saber porque tem que fazer aquilo. Por isso o sistema de gestão de qualidade deve iniciar com treinamento, para entender o que é ele significa e os benefícios que traz, gerando um comprometimento maior.
Gostou do que você aprendeu até aqui?
Para acompanhar toda a conversa que tivemos com Gizele Pires, engenheira civil e consultora especialista em sistema de gestão de qualidade, escute o quinto episódio do podcast Viver em Equilíbrio. Ele está disponível no Spotify e em nosso site.
Assim você irá perceber que, para nós, sistema de gestão de qualidade não é apenas um certificado na parede. Ele é um processo indispensável na vida da construtora, trazendo resultados positivos tanto para empresa, quanto para colaboradores e, principalmente: para quem compra e vai viver em um imóvel Equilíbrio.
Sangiovese, Gran Solare e Trebbiano são os últimos lançamentos da Equilíbrio em Curitiba. O que eles têm em comum? O valor agregado que só a Equilíbrio oferece, o bem-estar de viver bem, a localização em bairros icônicos da cidade, e principalmente: o comprometimento com a qualidade de vida em cada detalhe.
Para saber mais sobre eles, visite o decorado e surpreenda-se.
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