Saiba mais sobre o beach tennis, a bola da vez nos condomínios.
A pandemia motivou as pessoas a passarem mais tempo em casa e a valorização do lar como um espaço multiuso aconteceu como consequência natural no dia a dia. O tal do “novo normal” exigia distanciamento social, com profissionais em trabalho remoto e pais ao lado dos filhos afastados das escolas. O comportamento das famílias mudou e o mercado imobiliário entendeu perfeitamente o movimento #fiqueemcasa. Além do home office virar requisito básico nos novos projetos de imóveis, outro conceito ganhou ainda mais força entre os consumidores em busca do seu home sweet home perfeito: o home club.
Ter um verdadeiro clube incorporado ao apartamento vai além do trabalho e garante horas de lazer sem precisar sair do condomínio. Evita deslocamentos no trânsito, oferece maior segurança e ainda melhora a convivência entre os moradores, que agora estão voltando a circular mais à vontade diante da flexibilização dos protocolos do Coronavírus. Nesse contexto de retorno à socialização, os residenciais continuam apostando alto em estruturas cada vez mais completas e diferenciadas nas áreas comuns. Quanto o assunto é atividade física, um forte competidor entrou no jogo ao lado das já tradicionais piscina, academia e quadra poliesportiva. A bola da vez é o beach tennis.
De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, a prática do novo esporte da moda no Brasil cresceu 30% nos últimos anos. A facilidade em aprender a jogar beach tennis impulsionou essa onda entre os brasileiros, mas não é só isso. Existe um crescimento geral de todas as modalidades que nasceram na areia. Afinal, ter um pouco do clima descontraído da praia o ano inteiro, pertinho de casa, é uma ideia super atrativa. Se for dentro do condomínio, então, é um luxo que os empreendimentos de alto padrão fazem questão de destacar nos seus lançamentos.
Segundo a plataforma Apê11, hoje existe um movimento de redução da metragem das plantas dos apartamentos nos grandes centros urbanos. Em troca de espaço na área privativa, os residenciais estão oferecendo áreas comuns bem mais estruturadas e sofisticadas. Os novos hábitos dos clientes passam necessariamente por mais qualidade de vida, o que significa mais bem-estar e saúde proporcionada pelas práticas esportivas. O beach tennis é divertido e produtivo ao mesmo tempo. Movimenta o corpo todo e queima grande quantidade de calorias. Pelo fato da areia exigir maior esforço, dá mais resultados para quem deseja emagrecer, tonificar a musculatura e melhorar a capacidade aeróbica. Também atua na mente, estimulando a tomada de decisão. É entretenimento e alta performance numa sacada só!
O beach tennis caiu no gosto dos consumidores e se adapta às necessidades das construtoras também. As quadras geram um investimento relativamente barato, pois possuem dimensões mais compactas, que não pedem tanto espaço. Além disso, são fáceis de montar e precisam de pouca manutenção. Isso não encarece a taxa do condomínio, já reduzida naturalmente em empreendimentos com home club, devido a maior quantidade de unidades para ratear os custos. Como já não existem grandes terrenos à disposição do setor imobiliário, e quando existem o valor é muito alto, a quadra de beach tennis se tornou uma excelente opção em substituição às tradicionais quadras de tênis ou quadras poliesportivas, que demandam uma área muito maior de construção.
Um empreendimento home club com quadra de beach tennis é certeza de bom investimento no mercado de imóveis. É objeto de desejo de um consumidor extremamente exigente e cada vez mais envolvido com os diferenciais de um condomínio moderno. É o tipo de negócio que faz brilhar os olhos das pessoas. Mesmo quem não pratica esporte tem a percepção de valor bem visível, pois é algo que poucas pessoas possuem acesso. Dentro deste perfil, a Construtora Equilíbrio lançou o Trebbiano Residencial, o melhor compacto de alto padrão do Ecoville e 100% conectado com tudo aquilo que uma área de lazer pode proporcionar em qualidade de vida. Plantas otimizadas oferecem toda a praticidade de um apartamento menor com aproveitamento de espaço inteligente, cercado de infraestrutura, paisagismo e ambientes humanizados para uma convivência saudável e segura. Entre em contato com a gente e descubra um lugar onde você pode jogar um beach tennis como se estivesse na praia, em plena Curitiba. Visite o apartamento decorado do seu home club num dos bairros mais conceituados da cidade.
O beach tennis, ponto a ponto.
A nova febre do esporte brasileiro é um mix de tênis tradicional, badminton e vôlei de praia. Do primeiro, leva o nome e o sistema de pontuação. Do segundo, a dinâmica dos movimentos e fundamentos. Do terceiro, a quadra e o ambiente. O beach tennis foi criado no final da década de 80 na Itália, nas praias de Ravenna, como uma atividade recreativa focada na socialização e qualidade de vida dos praticantes. Em 1996 começou a se profissionalizar, incorporando regras criadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Chegou ao Brasil em 2008, demarcando as praias do Rio de Janeiro como o seu principal território logo no início.
O beach tennis é jogado em quadra de vôlei de praia, com dimensões de 16m x 8m (para duplas) e 16m x 4,5 (jogos de simples). As raquetes são parecidas com as de paddle, com furos e textura almofadada para absorver impacto e diminuir a vibração. A bolinha de beach tennis tem o mesmo material de uma bolinha de tênis tradicional. Porém, possui metade da pressão e é diferente nas cores: metade amarela e metade laranja, favorecendo a visibilidade em condições de claridade intensa. A rede fica a 1,70m do solo e a sua malha é mais fina que a rede de vôlei de praia, não permitindo que a bolinha ultrapasse o outro lado da quadra.
Atualmente, Itália e Brasil são as grandes potências mundiais de beach tennis, sendo o Brasil tetracampeão da Copa do Mundo e heptacampeão da Copa Pan-Americana de Seleções. Em areias brasileiras se consolidou muito além do Rio, ganhando status de esporte de competição no Paraná, interior de São Paulo e toda a Região Sul. O Paraná é uma das maiores potências do beach tennis nacional. Destaque especial para a curitibana Marcela Vita, atleta da seleção brasileira da modalidade, 2ª no ranking brasileiro e 8ª do mundo. Marcela é tri-campeã mundial, com o último título conquistado na Copa do Mundo de Beach Tennis em 2021.