Adega climatizada: como escolher o modelo ideal.

Toda decisão importante é carregada de dúvidas. Por isso, cedo ou tarde surge a dúvida na vida dos apaixonados por vinhos: comprar ou não uma adega climatizada?

Se você ainda está indeciso em relação à questão, ou já decidiu adquirir uma, mas não sabe que aspectos levar em consideração na hora de comprar, preparamos um artigo bem completo sobre o assunto.


Assim, a compra e o uso da adega climatizada tem tudo para se tornar um momento prazeroso, da mesma forma como degustar um bom vinho. 


Confira.


Quem deve comprar uma adega climatizada?


_ Você bebe vinho mais de três vezes por semana?

_ Bebe mais em casa do que em restaurantes e bares?

_ Costuma comprar ou ganhar vinhos que não são de consumo rápido, os famosos vinho de guarda, aqueles que exigem um período de envelhecimento para serem consumidos?

_ Vive em um local em que as temperaturas médias ficam acima dos 22 ºC?


Você respondeu sim para pelo menos três dessas perguntas?

Então, positivo, uma adega climatizada é para você.


7 aspectos para considerar ao comprar uma adega climatizada


1) TAMANHO


Aqui o essencial é considerar a quantidade de garrafas que você costuma adquirir e consumir e, claro, o espaço disponível para acomodar a adega. 


Não faz sentido comprar uma adega climatizada grande, de até 59 garrafas, se o seu consumo não é tão grande. Da mesma forma, adquirir uma adega de 8 garrafas e rapidamente preencher todos os espaços, sem ter vagas para outras, principalmente para vinhos de guarda, não é nada prático.


A dica é fazer esta conta:

compra mensal - consumo mensal x 12 meses


Exemplo: se você comprar cerca de 10 vinhos por mês, e consumir 2 por semana, em 12 meses terá cerca de 24 garrafas armazenadas. Portanto, uma adega maior é uma escolha mais acertada.


Existem três tipos de adegas conforme o tamanho:


- Pequenas: comportam oito ou 12 garrafas

- Intermediários: armazenam 16 ou 24 garrafas

- Grandes: 48 garrafas ou mais


Falando em espaço, é preciso ter em mente dois aspectos:

- adegas grandes ocupam um grande espaço - óbvio, né?

- o lugar em que ela será posicionada não pode ter contato direto com a luz solar.



2) TEMPERATURA


Prefira comprar uma adega climatizada com visor externo de temperatura. Motivo? Evitar que a porta seja aberta só para verificar a temperatura e, assim, prejudicar a conservação dos vinhos.


Outra recomendação é procurar saber como funciona o sistema de refrigeração da adega e os limites de temperatura que ela oferece. Isso porque cada tipo de vinho exige uma temperatura diferente para a sua conservação. Exemplos:


- espumantes pedem uma média de 6º C

- vinhos tintos exigem temperaturas entre 14º e 18º C


Existem modelos de adegas climatizadas que oferecem a possibilidade de escolher temperaturas diferentes para uma prateleira ou grupo delas, porém esses modelos geralmente exigem um investimento maior. 


- Dica Equílibrio: se você não pode investir em uma adega desse tipo, compre mais de uma adega de tamanho pequeno - uma de 8 garrafas, por exemplo - e destine cada uma para um tipo de vinho.



3) ADEGA COM COMPRESSOR OU TERMOELÉTRICA?


Adega com compressor: funciona como uma minigeladeira, utilizando um compressor e eletricidade para manter os vinhos na temperatura ideal.


Geralmente são mais tecnológicas e permitem controlar a temperatura conforme os diferentes tipos de vinhos armazenados. 


Esse modelo é ideal se você:

- tem vinhos mais valiosos na coleção

- tem muitos vinhos

- mora em um local de clima quente (ou seja, a maior parte do Brasil)

- mora em um local com oscilação constante de temperaturas


Desvantagens:

- são mais caras

- consomem mais energia

- produzem ruído e vibrações, como uma geladeira


Dica Equilíbrio: preste atenção à vibração que o modelo emite. Ela deve ser baixa para não afetar a textura dos vinhos.


Adega termoelétrica: surgida em países de clima temperado, nesse modelo uma placa de cerâmica retira o calor de dentro do aparelho e envia para fora.


Portanto, para esse tipo de adega ser eficiente é necessário que o ambiente externo se mantenha numa temperatura máxima de 25 ºC, visto que ela tem a capacidade de diminuir, em média, até 10 ºC da temperatura interna em relação à temperatura de fora. 


Esse modelo é ideal se você:

- mora em locais mais frios

- quer economizar energia (a adega termoelétrica tem pouco consumo de eletricidade)


Desvantagens:

- não indicada para locais quentes

- não indicada para locais com grande variação de temperatura



4) GAVETAS


O ideal é escolher uma adega climatizada com prateleiras ou gavetas basculantes.


Por quê? Porque assim fica mais fácil visualizar as garrafas, sem necessidade de puxar uma a uma para escolher aquela que será consumida.


Também é necessário prestar atenção no tamanho das gavetas, que devem acomodar garrafas maiores, como as de Champanhe e Borgonha.


Outra recomendação: prefira gavetas de metal, que contribuem para manter o vinho resfriado na temperatura certa.



5) ILUMINAÇÃO


Se você optar por uma adega climatizada com vidros transparentes, escolha um modelo cujos vidros ofereçam proteção contra raios UV. Assim você evita que os raios solares atinjam o ambiente interno e prejudiquem a conservação dos vinhos.


Quanto à iluminação interna - naqueles modelos em que se acende uma luz quando a porta da adega é aberta - certifique-se de que a lâmpada é do tipo que não gera calor.



6) GARANTIA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA


Adegas climatizadas, como qualquer eletroeletrônico, devem oferecer garantia de fábrica.


Na hora de escolher pela marca, prefira aquelas de renome. Mas não basta só isso: o essencial é que a marca tenha assistência técnica em sua região.


Afinal, se a adega climatizada quebrar, é necessário que o conserto seja feito rapidamente, evitando que os vinhos sofram com a armazenagem inadequada.



7) SEGURANÇA


Buscar modelos com alarmes e travas parece um exagero quando se trata de escolher uma adega climatizada? 


Nada disso: esses itens são essenciais em diversos casos.


Travas de segurança, identificação biométrica e alarmes sonoros podem ser imprescindíveis quando se tem garrafas de vinhos extremamente valiosas. Nesse caso, a adega funciona como um cofre, mantendo a coleção a salvo.

 

Já alarmes sonoros comunicam quando há algo de errado na adega climatizada, como uma porta aberta ou uma pane elétrica, que pode ocasionar alterações na temperatura.


Você é um apaixonado por vinhos e seu universo?

O Trebbiano Residencial, melhor compacto alto padrão do Ecoville, oferece um diferencial encorpado e marcante: Wine Bar.


O espaço conta com equipamentos, adega e mobília pensados especialmente para aqueles momentos únicos, em que reunimos poucos e bons amigos para degustar grandes vinhos.


O Wine Bar é mais uma das áreas de lazer do Trebbiano, empreendimento Equílibrio localizado em um dos bairros mais nobres de Curitiba.


---


Nossas fontes para escrever este artigo:

https://tinyurl.com/yc8nvc66

https://tinyurl.com/2s37nbwd

https://tinyurl.com/2p9avyck

https://tinyurl.com/yckpehdn

Anterior
Anterior

LÂMPADAS E ILUMINAÇÃO: UM GUIA PARA ILUMINAR SUA ESCOLHA

Próximo
Próximo

Saiba mais sobre o beach tennis, a bola da vez nos condomínios.