Qual o melhor tipo de aquecedor para o inverno?

Para definir o melhor tipo de aquecedor para a sua casa, é preciso ter em mente algumas coisas

 

Nem sempre o modelo indicado por um familiar ou amigo é o melhor para a sua casa. Existem dados a se considerar como o tamanho do ambiente, o consumo de energia e até mesmo o espaço disponível para colocar o aquecedor. Em meio a tantos modelos disponíveis no mercado, é preciso entender as características relevantes antes de decidir qual é o melhor tipo de aquecedor para o seu lar.

Tendo isso em mente, vamos começar:

 

Qual modelo é recomendado para cada ambiente?

Alguns aquecedores levam mais tempo para esquentar e por isso são recomendados para ambientes maiores, este é o caso do aquecedor a óleo. Já outros modelos devem ser utilizados somente em locais menores e secos, é o caso do incandescente. Ele jamais deve ser ligado no seu banheiro!

Já os cerâmicos são recomendados para ambientes pequenos e médios, sendo capaz de deixar estas salas aconchegantes de maneira segura. 

 

Conheça os tipos de aquecedor

Existem quatro tipos principais de aquecedor que você deve conhecer, a óleo, cerâmico, incandescente e termoventilador. Veja em detalhes:

A óleo: O aquecedor a óleo quando ligado na tomada, aquece o óleo que circula em seu interior e reverbera este calor no ambiente. É conhecido por ser eficiente e mais silencioso do que o incandescente.

 

Incandescente: Este aquecedor esquenta o local por meio de diversas resistências que se conectam e transforma o oxigênio do ambiente em calor. Não é recomendado dormir com ele ligado ou mantê-lo ao alcance de crianças e animais, pois o aparelho também esquenta.

 

Termoventilador: Conhecido por ser leve e portátil, tem um mecanismo que ao girar as suas pás, aquece rapidamente o ar do ambiente. Tem a capacidade de esquentar ambientes em menor tempo do que o aquecedor incandescente.

 

Cerâmico: Mais econômico do que os modelos termoventiladores e incandescentes, possui um conjunto de resistências revestidos por cerâmicas que aquece rapidamente ambientes. A maior vantagem deste aquecedor é que ele mantém o ambiente aquecido mesmo após desligado, além de distribuir o calor gerado de maneira uniforme. 

 

Se você possui ambientes de tamanhos e usos diferentes que deseja aquecer (como um banheiro e um quarto), o ideal é adquirir mais de um aparelho. Desta forma, além de poder utilizar de modo simultâneo, não desperdiça energia com um equipamento projetado para aquecer grandes locais. 

Anterior
Anterior

Que cuidados você deve ter ao comprar um terreno em condomínio horizontal?

Próximo
Próximo

NBR 15.575/2013: qual a sua importância?