Paisagismo em apartamentos: 10 dúvidas respondidas por uma profissional

Você quer encher de verde o apartamento novo, mas não sabe por onde começar um projeto de paisagismo? Contar com dicas de um especialista é um bom começo.

Nascida em São Paulo, mas vivendo há anos em Curitiba, Claudia Canales é paisagista com mais de 20 anos de experiência, sendo parceira da Equilíbrio Construtora, para quem assina o projeto paisagístico de diversos empreendimentos.

Recentemente, a profissional participou do podcast Viver em Equilíbrio, iniciativa da empresa que busca debater questões relacionadas ao bem viver. Durante a conversa, Claudia deu várias dicas para quem está se aventurando na experiência de criar seu projeto de paisagismo para o apartamento.

Compilamos todas elas para facilitar sua vida e ajudar você a levar mais verde para a rotina e, assim, conquistar mais equilíbrio e bem-estar.


1 - Qual a importância de um projeto paisagístico?

Quando você entra em algum lugar que tem mais verde, você se sente melhor. Às vezes a gente nem percebe que é por causa do verde, mas a sensação de harmonia é muito maior.

Além disso, o verde ajuda na questão térmica, na questão acústica. Ou seja,  projeto de paisagismo em um prédio ou apartamento é igual uma orquestra: quando não há paisagismo, a orquestra não está completa.

2 - Como funciona o paisagismo dentro de um apartamento?

Primeiro, é preciso avaliar se o apartamento tem condições para isso. Quais as condições de luz? Tem muita sombra? Planta precisa de luminosidade. Perto da janela ou na varanda, as sacadas, esses são os locais ideais para colocá-las.

3 - Dá para fazer um projeto paisagístico sozinho?

Até dá, mas sempre se deve buscar a assessoria de um profissional paisagista ou agrônomo. Porque um projeto paisagístico precisa de olhar treinado, atenção e, principalmente, conhecimento.

4 - Quais as principais orientações para escolher plantas e para cuidar delas?

Para escolher, o básico é entender que existem plantas que gostam de Sol direto e plantas que não gostam de Sol direto. Entender essas duas turmas já é um bom começo.

Outro aspecto da escolha é a rusticidade. Escolha plantas rústicas, da região, que estão acostumadas com o clima do lugar.

Quanto aos cuidados, minha dica é: preste atenção. Planta gosta de olhar e carinho. Por exemplo, se sabe que a posição normal da planta é ser mais ereta e de repente ela começa a pender mais para um lado que tem luz, está se dirigindo para um lado que tem janela, ela está pedindo mais luminosidade. É um pedido de socorro.

Até uma planta morrer, ela pediu muitos “helps”, muitos “me ajuda aqui”.

5 – Conta um segredo de paisagista que todo mundo deveria saber.

Planta tem um lado bonito e um lado “feio”. O “bonito” geralmente é aquele em que ela foi acondicionada no viveiro, e cresceu melhor, ficou mais vistosa. Esse lado é o que deve ficar voltado para a direção que ela será vista.

6 – Quais são as principais tendências em plantas?

Samambaia é uma planta que voltou com tudo. Filodendros, costela-de-Adão ficus lyrata, begônia maculata também estão na moda. Hoje a tendência é de plantas de folhas mais largas, ou seja, com maior superfície verde.

Mas é importante frisar que, independente se a planta é tendência, se a planta é da moda, comece com plantas fáceis de cuidar, as menos exigentes. 



 7 - Qual seria uma planta “fácil”?

Suculenta é uma delas. Mas muita gente mata suculenta porque acha que ela não precisa de água. As pessoas esquecem que as suculentas vêm de lugares como o México, lugares quentes, em que praticamente não chove e quando chove, chove muito.

Por isso, a suculenta tem que ficar em lugar bem iluminado, no Sol, mas de tempos em tempos, dar um banho de água nela, encharcar mesmo. Só tem que cuidar para o vaso ter furinhos embaixo para escoar a água, senão as raízes apodrecem e a suculenta morre.

Mais fácil matar planta afogada do que planta sem água.

8 - Onde comprar plantas?

Já adianto: supermercado não é o melhor lugar, pois não acondicionam a planta do jeito correto. Claro que é mais prático comprar uma planta ali, mas planta, para o supermercado, é só mais um produto.

Os melhores lugares são os gardens, as lojas de plantas, pois dão instruções de como regar, como cuidar.

9 - Que outro aspecto deve ser pensado quando se trata de projeto paisagístico?

Muita gente esquece da iluminação. É fundamental pensar nela quando se pensa em criar um jardim. Ela enaltece a vegetação, pois muitas vezes não se consegue estar no jardim, mas se pode contemplar o jardim. E como você vai contemplar um jardim à noite? Precisa enaltecer as plantas. Essa iluminação deve ser mais suave, para perceber os contornos da vegetação, e isso deixa o ambiente mais quente, mais agradável.

10 - Que última dica você daria para quem está no processo de escolher plantas para o imóvel?

Planta é a alma do empreendimento, da decoração. Por isso, não acredite na máxima de que tem “dedo podre” para cuidar de plantas. Vai com paciência, respira, primeiro escolhe plantas fáceis de cuidar para ir pegando o jeito.

E sempre é bom lembrar: planta não é enfeite. É qualidade de vida para o apartamento, é valorizar a vida de quem vive ali.


Curtiu as dicas para começar o projeto paisagístico do seu apartamento? Então confira o segundo episódio do podcast Viver em Equilíbrio, em que Claudia Canale fala mais sobre paisagismo, inclusive trazendo curiosidades sobre projetos desenvolvidos para a Equilíbrio Construtora.

Escute agora mesmo!


Quer conhecer o projeto paisagístico e todos os diferenciais do Trebbiano Residencial e do Gran Solare Resindenziale, os dois empreendimentos Equilíbrio em Curitiba?

Venha conversar com nossa equipe comercial na central de vendas e saiba mais.


CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 – Ecoville

41 99800-0444 

Anterior
Anterior

Momentos especiais: 9 empórios e armazéns imperdíveis em Curitiba

Próximo
Próximo

Os 17 prédios mais famosos de Curitiba por sua arquitetura