Guia Ecoville: tudo sobre o melhor bairro de Curitiba

Está decidindo onde residir em Curitiba, mas não sabe qual o melhor local para morar? Ou deseja investir em imóveis na capital paranaense e está em dúvida quanto à localização perfeita?

Neste guia reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Ecoville, o melhor bairro de Curitiba para morar ou investir.


Onde é o Ecoville

Localizado na região oeste de Curitiba, o Ecoville é um grande bairro formado por três bairros:

  • Mussunguê

  • parte do Campo Comprido

  • parte do Campina do Siqueira


Como surgiu o Ecoville

Há cerca de 30 anos atrás, a região era bastante desconhecida e pouco valorizada, habitada basicamente por famílias de imigrantes italianos, dedicados em especial à agricultura.

Uma expressiva valorização só começou após os anos 1990. Isso fica explícito em dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba - IPPUC, revelando que o Ecoville é uma das regiões de Curitiba que mais cresce. Na primeira década dos anos 2000, o bairro teve um aumento de 5,56% ao ano em comparação com apenas 0,99% do restante da cidade. Nesses 10 anos, também teve mais de 70% de crescimento no número de moradores, que saltou de 5.628 para 9.664.

Além disso, números do mercado indicam que o Ecoville sedia cerca de 15% de todos os lançamentos imobiliários da capital.


Proximidade do Centro

O Ecoville fica a apenas cinco quilômetros do Centro da cidade, ou seja, quem trabalha nessa região leva cerca de 20 minutos de carro para chegar até lá.


Mobilidade no Ecoville

O bairro oferece uma excelente estrutura viária, com importantes vias de acesso, tanto para diversas regiões da cidade, quanto para sair de Curitiba. São elas:

  • Rodovia do Café

  • Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza

  • Rua Dep. Heitor Alencar Furtado

  • Rua Mons. Ivo Zanlorenzi

Além disso, a infraestrutura de transporte público é ampla e eficiente. Há diversas linhas que levam rapidamente ao Centro e aos dois principais terminais da região, o do Campo Comprido e o de Campina do Siqueira.


Áreas verdes no Ecoville

Parque Barigui

O Ecoville é um dos bairros mais verdes de Curitiba. Para se ter uma ideia, a cidade possui uma média de 58 m² de área verde/habitante, enquanto o Ecoville apresenta uma média de 113 m²/habitante (dados da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, 2010).

A principal atração verde do bairro é o Parque Barigui. Com 140 hectares, é o maior parque de Curitiba (um dos mais antigos também) e um dos principais pontos turísticos da cidade. Oferece pistas bem cuidadas para as práticas de caminhada, corrida e ciclismo, e para passear com o pet e a família. Também reúne inúmeros atrativos, como academia ao ar livre, quadras poliesportivas, trilhas, bares e restaurantes, entre outros.



Educação no Ecoville

Em se tratando de educação, o bairro sedia inúmeras escolas públicas e privadas nos ensinos Fundamental e Médio, e também instituições de ensino superior.

Confira abaixo:

ESCOLAS

O Ecoville reúne unidades das melhores redes de ensino privadas, como Positivo, Santo Anjo e Efetivo.  

UNIVERSIDADES

Quatro instituições de ensino superior marcam presença no Ecoville, levando para o bairro a típica efervescência universitária. São elas:

  1. Universidade Positivo: no Ecoville fica o campus principal da instituição. Nos mais de 400 mil m² de área se espalham 7 blocos - que abrigam 30 cursos de graduação - além de ampla biblioteca, centro de convenções e teatro, pista de atletismo e quadras poliesportivas, além de hospital modelo.

  2. Universidade Tuiuti do Paraná: uma das mais tradicionais instituições de ensino superior de Curitiba, oferece diversos cursos em variadas áreas do conhecimento. No Ecoville, a universidade tem duas sedes, o Campus do Barigui e o Campus Mossunguê.

  3. Uniandrade: o centro universitário privado conta com diversos cursos de graduação e outras modalidades de ensino.

  4. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR: o campus Ecoville sedia os cursos de graduação em Construção Civil, Matemática, Química, Biologia, Física e Mecânica.


Saúde no Ecoville

Além de ficar a poucos quilômetros das principais instuições de saúde de Curitiba, o Ecoville agrega uma ampla rede de saúde pública e privada.

Um dos destaques é o Hospital do Instituto de Neurologia de Curitiba - INC, referência em serviços de alta complexidade em neurocirurgia e neurologia. A instituição atrai pacientes de todo Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Paraguai.

Em se tratando de serviços públicos de saúde, destacam-se a UPA 24h Campo Comprido e a Unidade de Saúde Vila Sandra - que presta atendimentos de rotina e campanhas de vacinação -, bem como a Unidade de Saúde São Miguel.


Arte e cultura no Ecoville

Além das diversas salas de cinema do Park Shopping Barigui, o Ecoville conta com o Teatro Positivo. Localizado dentro do complexo da Universidade Positivo, o espaço recebe peças de teatro, shows, convenções, entre inúmeros tipos de eventos culturais e de negócios. A estrutura conta com 2.400 lugares e amplo estacionamento.


A melhor opção de imóvel no Ecoville

O Trebbiano Residencial é o melhor compacto alto padrão do bairro que mais cresce em Curitiba, com diferenciais únicos na região.

  • 2 a 3 dormitórios (todos com suíte), além da opção de coberturas duplex.

  • Mobilidade: situado na Rua Rosa Kaint Naldony, 60 esquina com a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, oferece fácil acesso a qualquer região de Curitiba.

  • Área verde: 50% da área do Trebbiano é de área de conservação permanente, garantindo vista eterna para o pôr-do-sol e para o bosque.

  • Diversão e saúde: empreendimento com conceito de home club, oferecendo mais de 20 opções de lazer e esporte.

  • Serviços e facilidades: área de coworking, market place, delivery spot e muito mais.

Visite o decorado e conheça de perto todos os diferenciais do Trebbiano, melhor opção para morar ou investir no Ecoville.

Central de Vendas.

Segunda a sábado | 10h às 18h.

Aos domingos | 10h às 16h.

Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 | Ecoville

41 9 9800.0444

Anterior
Anterior

Sauna seca: tudo o que você gostaria de saber sobre o tema

Próximo
Próximo

Como criar um cantinho zen para relaxar e diminuir o stress