Espelho na decoração: dicas de como usar

Se ao longo dos séculos os espelhos foram usados para os mais diversos fins, principalmente com fins místicos, como aponta esta matéria da BBC, atualmente o espelho é encarado como um elemento indispensável na decoração da casa.

Seja na sala, no quarto ou em outro ambiente, ele faz milagres, principalmente se o ambiente é pequeno ou escuro. Isso porque os espelhos têm o poder de gerar impressão de maior amplitude ou profundidade.

Porém, escolher e usar um espelho na decoração exige tomar alguns cuidados. Abaixo, compilamos uma série de dicas para você fazer um ótimo uso dele em qualquer espaço do apartamento.  

 

Dicas de como usar espelho na decoração da sala

A sala, seja de estar ou jantar, é o lugar em que um espelho de parede inteira é super bem-vindo.

Na sala de jantar, dependendo do lugar onde o espelho é posicionado, é possível criar um jogo de imagens que aumenta o tamanho da mesa e o número de assentos, deixando a sala maior do que ela realmente é. 

Outra possibilidade é colocar um espelho atrás de móveis, como aparadores e sofás, enriquecendo a decoração.

Leia mais - Como escolher o sofá ideal

 

Dicas de como usar espelho na decoração do quarto

Além de ampliar o espaço, no quarto o espelho é pura praticidade. Serve para conferir o look por inteiro, dar um toque final no cabelo, fazer a maquiagem.

Se o espaço é pequeno, uma saída é aplicar o acessório na porta dos armários. Só uma ressalva: evite fazer isso se ele refletir a cama. Além de não ser nada gostoso acordar e dar de cara com si mesmo, usar o espelho dessa forma pode gerar desconforto na hora de dormir. Nesses casos, prefira um espelho com a base apoiada no chão.

Outra opção é usar um conjunto de faixas espelhadas sobre a cabeceira da cama. Além de elegante, esse formato oferece amplitude ao espaço sem gerar incômodo.




Dicas de como usar espelho na decoração do banheiro

No banheiro, o espelho é um item indispensável, mas nada de ficar só no básico. Você pode utilizar desde uma moldura diferente, com detalhes em bisotê  (espécie de borda em baixo relevo), até uma moldura com luzes, estilo camarim. 

Se o espaço é grande, com duas pias, invista em um espelho que cubra toda a parede, do balcão ao teto, ou separe os espelhos como no exemplo acima. As duas opções valorizam o banheiro.

Leia mais - Como esquentar o banheiro no inverno: 12 ideias para espantar o frio

 

Dicas de como usar espelho na decoração de halls e corredores

Nesses espaços, o espelho pode ser pendurado na parede, como um quadro, ou ser usado sobre uma base.

Se for colocado no corredor, é ideal que a parede oposta tenha uma composição de quadros interessante ou um papel de parede bonito. 

No hall, o espelho é providencial para dar aquele retoque final no look antes de sair de casa.


Dicas gerais

 

TAMANHOS, FORMATOS E MODELOS

  • Espelhos grandes, sobre a cama, a cômoda ou um aparador, dão sensação de amplitude. 

  • Espelhos de formatos diferentes cumprem funções diferentes: horizontais aumentam a largura, verticais ampliam a altura. Em ambientes com pé-direito alto, invista em modelos verticais.

  • Perfeito para ambientes pequenos, os espelhos sem moldura, que ficam presos à parede, tornam o visual mais moderno e despojado.

  • Molduras mais rebuscadas, em madeira ou ferro, ficam bem em “cantos esquecidos” da casa. Podem ser usados em cima de um aparador, apoiados no chão ou encostados a uma parede.

  • Tenha cuidado ao escolher as molduras, observando os demais elementos que compõem a ambientação do espaço. O estilo deve estar alinhado à decoração do ambiente.

  • Espelho dentro de espelho também é uma boa opção. Podem ser usadas duas peças sobrepostas ou em uma peça trabalhada, em que uma moldura é desenhada no espelho com recortes e relevos. 

  • Saia do óbvio espelho prata. Hoje existem diversas possibilidades de acabamentos, cores e películas, como tons de bronze e fumê.

LOCAL

  • O acessório duplica tudo o que tem no ambiente, incluindo lustres, pendentes e paredes coloridas. Por isso, é preciso ter cuidado com o local onde ele será aplicado.

  • Prefira utilizar espelhos em locais neutros. Motivo: não duplicar - ou triplicar - cores ou objetos de decoração muito vistosos, poluindo demais o ambiente. 

  • A iluminação do local é natural, com sol da manhã ou da tarde? Então invista em um espelho que amplie a luz.

  • Não utilize espelhos em ambientes com incidência direta de luz solar.

Leia mais - Lâmpadas e iluminação: um guia para iluminar sua escolha

 

COMPOSIÇÃO

  • Quer destacar um ponto e trazer mais luminosidade? Use um modelo menor, e trabalhar com conjuntos de dois ou três espelhos. 

  • O espaço é muito amplo e você quer gerar a sensação de um ambiente menor? Invista em um espelho com muitas divisões.

  • Jamais coloque espelhos em duas paredes paralelas. O efeito de duplicidade gera confusão visual.

  • Para dar uma sensação de movimento, use espelhos de diferentes tamanhos, na vertical ou na horizontal. 

  • Use apenas um espelho ou conjunto de espelhos por ambiente. Reflexos em excesso são desconfortáveis.

Leia mais - Como deixar o apartamento mais verde

 

FIXAÇÃO

  • Existem várias formas de fixar o espelho na parede, porém o melhor método de fixação depende da espessura do vidro e das características da base que irá recebê-lo.

  • A forma mais comum de fixar é com cola especial, principalmente se o espelho tem grandes dimensões e não há intenção de retirá-lo logo.

  • Também é possível usar ganchos para fixar. 

  • Espelhos com moldura podem ser apoiados no chão ou na parede, levemente inclinados.

 

FENG SHUI

A prática oriental, usada para eliminar as energias negativas de um ambiente para trazer mais equilíbrio e harmonia para os seus moradores, vê nos espelho um instrumento de cura. Nesta matéria você confere as recomendações mais importantes.


Anterior
Anterior

Home club: 10 vantagens de morar em condomínio com infraestrutura completa 

Próximo
Próximo

9 vantagens de comprar um apartamento na planta