Desvendando o Jardim Botânico de Curitiba: Um Oásis de Natureza e Cultura

O Jardim Botânico Municipal de Curitiba, com sua exuberante flora, rica fauna e uma arquitetura deslumbrante, é um dos mais visitados pontos turísticos da cidade. Neste artigo, exploraremos esse magnífico lugar, com foco especial no icônico Palácio de Cristal, nos serenos bosques e na pitoresca trilha de caminhada. Prepare-se para uma viagem virtual por esse oásis de natureza e cultura!

Uma Breve Visão Geral:

  • Área: Espalhando-se por 278.000 m², o Jardim Botânico é um amplo espaço natural.

  • Localização: Situado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350, no bairro Jardim Botânico.

  • Ano de Implantação: Desde 1991, este espaço tem encantado visitantes de todas as idades.

  • Acesso: Surpreendentemente, a entrada é gratuita, o que torna essa joia da cidade ainda mais acessível.

Conectando-se com a Natureza:

  • Flora e Fauna: O Jardim Botânico abriga uma incrível diversidade de flora e fauna. Você pode encontrar desde gambás e tatus até aves como bem-te-vis e sabiás-laranjeira. Na flora, destacam-se a majestosa araucária, erva-mate, juvevê e muitas outras espécies nativas e ornamentais.

O Deslumbrante Palácio de Cristal:

  • Um Ícone de Curitiba: O Palácio de Cristal, com sua arquitetura imponente, é uma das principais atrações do Jardim Botânico. Inspirado no Palácio de Cristal de Londres, este monumento de metal e vidro abriga uma coleção deslumbrante de plantas da Mata Atlântica.

Passeando pelo Jardim:

  • O Bosque Tranquilo: Os bosques são perfeitos para um passeio tranquilo longe do burburinho da cidade. As trilhas sombreadas proporcionam um contato direto com a natureza, enquanto lagos com carpas e uma pista de caminhada serpenteiam pela paisagem.

Caminhando na Natureza:

  • Trilha de Caminhada: Os amantes da natureza e da atividade física podem explorar a trilha de caminhada pitoresca do Jardim Botânico. Caminhe entre plantas exuberantes e desfrute de uma experiência sensorial única.

Cultura e Educação Ambiental:

  • Galeria das Quatro Estações: Uma área encantadora que reforça a experiência de contemplação da natureza, com exposições artísticas e culturais. O espaço é parcialmente coberto por placas fotovoltaicas que geram energia elétrica.

  • Jardim das Sensações: Este espaço interativo estimula o tato, olfato, visão e audição por meio de mais de 70 plantas diferentes. É uma experiência enriquecedora para adultos e crianças.

  • Museu Botânico Municipal/Herbário: Um local para pesquisas acadêmicas, com uma coleção de plantas cientificamente reconhecidas.

Conclusão

O Jardim Botânico Municipal de Curitiba é uma preciosidade que combina natureza, cultura e educação ambiental. Seja você um amante da flora e fauna, um entusiasta da arquitetura ou alguém que busca um refúgio tranquilo, este local tem algo a oferecer para todos. Planeje sua visita e mergulhe na beleza natural e cultural deste oásis no coração de Curitiba. E lembre-se, ao explorar este tesouro, siga as normas para proteger e preservar esse ambiente incrível para as futuras gerações.

+ Informações:

Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski X Av. Professor Lothario Meissner

Conexões via Ciclovia: Parque Linear Cajuru e Passeio Público.

Obs: como não é permitido pedalar no interior Botânico, seu veículo pode ficar guardado em segurança, no paraciclo instalado no estacionamento à entrada.

Horário de funcionamento:

Do Jardim Botânico:

De segunda-feira a domingo:

Das 6h às 19h30

Do Jardim das Sensações 

De terça-feira a domingo:

Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é feito às 16h30.

Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto.

Obs: a visitação pode ser interrompida, em caso de chuvas, de condições climáticas adversas  ou para manutenção emergencial, para segurança das pessoas e da vegetação.

Contatos (por e-mail):

Como Chegar - Abrir no Google Maps

Linha Turismo: consultar https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/linha-turismo

Atualização: Junho/2023


Conquiste seu espaço

GRAN SOLARE

Saiba mais sobre esse empreendimento que une design e alto padrão, com a proximidade do Jardim Botânico de Curitiba.

Próximo
Próximo

Guia de Compras de Natal em Curitiba: Encontre o Presente Perfeito nos Melhores Estabelecimentos da Cidade