Como usar almofadas na decoração: dicas e práticas essenciais

Sinônimo de bem-estar e aconchego, as almofadas são acessórios indispensáveis quando se trata de compor uma decoração, ajudando a traduzir a personalidade dos moradores.

Versáteis, seu uso vai além da sala ou do quarto, podendo ser utilizadas em qualquer canto que precisa gerar sensação de aconchego (são ótimas para isto). Isso inclui sofás e cadeiras dispostos no jardim ou varanda, uma poltrona no escritório, até mesmo uma rede colocada no canto da sala. 

No geral, não há regras para escolher essa ou aquela almofada, apenas práticas e dicas que fazem a decisão ser mais equilibrada, evitando os excessos na decoração. É isso que você confere nos itens a seguir. 


SALA: O LUGAR DELAS POR EXCELÊNCIA

Para que elas funcionem bem neste ambiente, é importante prestar atenção em dois elementos: o sofá e o tapete.

Em relação ao sofá, cores neutras como preto, cinza, bege e marrom funcionam melhor quando se trata de combinar almofadas coloridas, garantindo uma decoração mais harmônica. Sofás coloridos também podem receber almofadas coloridas. A quantidade de cores vai depender da decoração.

Já para criar uma atmosfera mais requintada, a dica é usar várias tonalidades da mesma cor do sofá. 

E como combinar tapete e almofadas? Ambientes mais clean pedem tapetes de cores neutras como branco, off-white, cinza-claro e bege, incluindo modelos em sisal. Essas cores contrastam bem com almofadas coloridas.

Porém, se a ideia é criar um ambiente mais ousado e alegre, invista em tapetes cuja cor segue o mesmo padrão de cor das almofadas, criando uma conexão entre as peças.


QUARTOS: ALMOFADAS NA FUNÇÃO DE “PONTO DE LUZ”

No quarto dos adultos, as almofadas podem ser utilizadas para criar um “ponto de luz”, ou seja, um ponto que atrai o olhar, principalmente pelo uso de cores vivas e chamativas. A recomendação, aqui, é seguir o estilo da decoração e adotar a máxima “menos é mais”, ou seja, a quantidade de almofadas deve manter o equilíbrio entre elegância e conforto.

No quarto infantil, vale combinar as almofadas com as cores do jogo de cama e/ou a temática da decoração (isso se as paredes do espaço forem claras). Já em quartos com paredes coloridas, tons neutros, como off-white ou cinza, e que tragam detalhes do tema da decoração, já cumprem o papel de decorar bem.

No quarto dos adolescentes, deve haver um cuidado maior. Afinal, nessa fase acontecem transições de gosto e estilos. Por isso, a recomendação é utilizar almofadas com estampas bem sutis ou de cores sólidas, evitando o “excesso de informação”.

Leia mais

Espelho na decoração: dicas de como usar


CORES E ESTAMPAS: DESAFIO FÁCIL DE VENCER

Independente do espaço da casa, equilibrar as cores é fundamental.

Para isso, uma recomendação é investir nos “opostos”. Por exemplo, se o ambiente adota cores neutras, almofadas coloridas podem brilhar sem medo. Já se o ambiente tiver cores fortes, o ideal é apostar em almofadas de cores neutras. No caso de almofadas estampadas, a recomendação é seguir cores presentes no ambiente. Se ele adota cores neutras, use uma ou duas cores extras.

Há estilos de decoração, como o boho, em que misturar vários tipos de estampas nos itens decorativos, como almofadas, é a regra. No entanto, a harmonia do ambiente é garantida pelo uso de cores neutras nas paredes e nos móveis.

Abaixo você confere algumas dicas para misturar cores e estampas com mais probabilidade de acerto:

  • Adote o mesmo tipo de estampa temática. Por exemplo: usar só almofadas com padrões tropicais, só almofadas listradas, só padrões geométricos, etc.

  • Em uma composição de quatro almofadas coloridas, escolha uma almofada estampada e três lisas, nas cores que estão presentes na almofada estampada.

  • Uma combinação segura entre ambiente e almofadas é eleger três cores, uma ou duas fortes, e as demais neutras. 

(imagem de sofá neutro com almofadas neutras)

https://br.pinterest.com/pin/61431982413670585/


TENDÊNCIAS QUE VALE A PENA PRESTAR ATENÇÃO


Como todo objeto decorativo, as almofadas não estão imunes ao vai e vem da moda. 

Confira seis tendências em alta, que vão deixar sua sala ou quarto com ares descolados:


  1. Felpudas: seja em modelos de pelúcia ou pele fake, seja em tons próximos aos naturais ou de cores vibrantes - que criam instantaneamente um “ponto de luz” -, almofadas felpudas são um hit da atualidade.

  2. Monocromático: adotar almofadas da mesma cor, mas em tons diferentes, cria um efeito inesperado e sofisticado.

  3. Geometria: misturar estampas geométricas, inclusive de ares étnicos, é uma excelente forma de levar cor para ambientes clean. 

  4. Mix de veludos: de toque macio e brilho sedutor, criar um mix de almofadas em veludo é garantia de um toque de sofisticação e irreverência no ambiente.

  5. Mistura geral: a combinação de cores, formas e materiais muito diferentes é uma estratégia alegre e divertida, com ares de espírito boho.

  6. Formatos divertidos: seja em ambientes adultos ou infantis, formatos e proporções diferentes são garantia de humor na decoração.  


ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA HORA DE ESCOLHER ALMOFADAS 

  • A grande vantagem das almofadas é que elas são baratas, fazendo diferença na composição de ambientes a um custo muito baixo.

  • Ao invés de adquirir almofadas prontas, compre o enchimento e troque as capas. Assim você ganha mais liberdade, podendo variar a capa de tempos em tempos, e economiza, pois se as capas estiverem feias, basta trocar apenas elas.

  • Cuidado com a relação tamanho x espaço onde a almofada será colocada. A regra é:  jamais a almofada pode tirar o espaço de quem senta devendo ser, no máximo, da altura do encosto. Por exemplo, uma almofada grande em um sofá estreito pode deixar a pessoa apertada. 

  • Na hora de escolher, tenha cuidado ao selecionar o tecido e a textura. Alguns materiais, como o tricô, são perfeitos para garantir sensação de aconchego, porém tornam a sujeira mais aparente. Praticidade é fundamental. 

  • Jamais selecione as almofadas pensando só nelas. Leve em conta a composição do ambiente como um todo para não “pesar a mão”, sempre tendo em mente o estilo de decoração que você deseja adotar.


Curtiu nossas dicas e práticas para utilizar almofadas na decoração sem erro?

Em nosso blog você confere diversos conteúdos que ajudam você na hora de decorar e garantir uma rotina mais tranquila e cheia de equilíbrio. Confira alguns deles abaixo.

Como deixar o apartamento mais verde

Decoração emotiva

Lâmpadas e iluminação


Anterior
Anterior

As 11 melhores cafeterias de Curitiba: onde tomar um bom café

Próximo
Próximo

Apartamento Novo: checklist do que comprar