Como escolher o sofá ideal?
Não existe lar doce lar sem ele, o sofá. Estrela da decoração de qualquer apartamento, decidir o sofá ideal não é tarefa fácil.
Como ele é a peça mais usada e importante de uma sala, além de ser a mais cara - sim, desconfie de preços muito baratos, pois nesses casos geralmente a qualidade é menor -, nossa dica é: jamais compre um sofá por impulso.
Para fazer a escolha certa e ter o sofá ideal para o seu apartamento, leve em consideração diversos aspectos, como tamanho, modelo e cor.
Confira nossas dicas:
TAMANHO
O tamanho do sofá ideal é definido pelo espaço em que ele será colocado.
- Quer acertar no tamanho do móvel? Tire as medidas do ambiente e crie uma planta baixa, indicando os móveis que você irá utilizar no lugar.
Para cada lado do sofá, considere pelo menos 60 cm livres. Isso é ideal para a sala não passar a sensação de “sufocamento”. Ah, e lembre-se: ao lado do móvel geralmente se coloca uma mesinha de apoio ou luminária - esses itens também devem ser considerados na hora de calcular o tamanho do sofá ideal.
- Fique de olho nas medidas abaixo. Elas não são padrão, mas uma média do que se encontra no mercado:
a) sofá de 2 lugares: média de 1,60 m
b) sofá de 3 lugares: média de 2 m
- Duas dicas para ambientes pequenos: evite comprar um móvel com profundidade maior do que 1 m e prefira um modelo com pezinhos aparentes, que garante mais leveza ao espaço.
MODELO
Sala de estar? Sala de TV? Home office? O sofá ideal varia conforme o tipo de ambiente.
- Sala de estar: se o espaço é usado apenas para receber visitas, o sofá ideal é aquele mais simples ou com chaise longue, pois oferecem conforto e facilidade de circulação no ambiente.
O assento deve ser mais firme, com altura padrão de cerca de 45 cm, com encosto mais reto e menos profundo (cerca de 90 cm já está ótimo).
- Sala de TV: aqui o conforto é palavra-chave. Invista em modelos retráteis ou reclináveis, com assentos profundos.
- Home office: prefira modelos mais enxutos, de linhas retas. Ah, e se não há quarto de hóspedes, invista em um modelo de sofá-cama.
COR
Ela é mais um aspecto essencial para definir o sofá ideal para o seu lar.
- Tons terrosos, preto, bege ou cinza são considerados tons neutros - são cores ideais quando se pensa que um sofá é um móvel com “vida longa”.
E sofá colorido? Aposte em alguns tons de azul ou amarelo, que são considerados neutros também. Mas se você quiser um sofá estampado ou em cor vibrante, escolha o sofá primeiro e escolha a decoração depois, em função dele.
- Lembre que cores fortes diminuem o ambiente. Cores claras ampliam.
Se o piso e as paredes são claros e você decidir comprar um sofá de cor clara, procure usar acessórios naturais - plantas, madeira, sisal, corda, rattan, etc. - ou cores vibrantes para a decoração não ficar sem graça.
Quer um sofá de cor escura e seu piso também é escuro? Então escolha um tapete claro para criar contraste e dar aquele destaque ao móvel.
Ah, e corra de sofás claros ou em tecidos nobres é indicado se você você tem pets ou crianças. Nesses casos, invista em um modelo de cor escura, que disfarça sujeiras.