9 plantas para cultivar em apartamento

Nos últimos anos, principalmente na pandemia, o hobby de jardinagem chegou a crescer 20%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura – Ibraflor. Não é à toa: ter plantas em casa oferece inúmeros benefícios, entre eles, a redução do stress, o auxílio na concentração e o estímulo à criatividade.

Neste artigo, selecionamos 10 espécies de plantas perfeitas para se cultivar em apartamento, a maioria oferecendo fácil manutenção. Assim, você pode aproveitar todos os benefícios de viver em meio ao verde, além de deixar sua casa mais gostosa e bonita. Confira! 


1) Antúrio

Planta perene e de excelente grau de rusticidade, o antúrio é um clássico que sobrevive aos modismos. Também sobrevive a espaços exíguos: é altamente indicada para cultivo em locais em que há pouco ou nenhum espaço para jardinagem.

 

Utilizada em vasos para decoração de interiores, nos dias de hoje é uma planta bastante usada para compor maciços e bordaduras em jardins externos.

 

Sua flor em formato de coração, com pistão característico, pode ser branca, vermelha, verde, rosa ou salmão. As folhas são brilhantes, bem verdes.

 

- Tamanho: alcança de 30 a 60 centímetros.

- Água: regar a cada 2 dias.

- Sol: gosta de luz difusa, de meia-sombra.


2) Espada-de-São-Jorge

 

Originária dos continentes asiático e africano, a planta de folhas carnosas possui rizomas, local onde ficam armazenados nutrientes e água.

 

É a planta perfeita: não dá trabalho para cultivar, combate poluentes – sim, tem pesquisa da Nasa atestando isso! - é resistente a pragas, aguenta sol e chuva.

 

- Tamanho: varia de 20 centímetros a cerca de 2 metros.

- Sol: curte qualquer parada, mas cresce melhor em ambientes iluminados, porém sem sol batendo direto.

- Água: gosta de solo úmido, mas nada de encharcar a planta, hein? Por isso, regue de cada duas a oito semanas - depende do clima onde você vive e da estação. Ela também não gosta de ser borrifada com água.

 

Leia mais:

- 12 opções gratuitas para fazer exercícios ao ar livre em Curitiba

- Como criar um cantinho zen para relaxar e diminui o stress


3) Jiboia

Resistente e fácil de cuidar, é a espécie ideal para jardineiros de primeira viagem - daqueles aptos a matar plantas.

 

A jiboia se desenvolve de acordo com o local. Em ambientes internos, se transforma em planta pendente ou trepadeira. Em espaços externos, fica enorme, e as folhas se tornam largas, escalando árvores e muros.

 

Verde com manchas amarelas, quando a planta é jovem as folhas se assemelham a corações; quando adultas, ganham um formato mais arredondado, que ficam rasgadas.

 

- Tamanho: até 15 cm (dentro de casa ) a 18 metros (fora dela)

- Água: regue duas vezes por semana. No verão, as regas podem ser mais frequentes;  no inverno, menos.

- Sol: se adapta a qualquer tipo de ambiente, mas ama locais de iluminação indireta, que não queimam suas folhas.


4) Lírio-da-paz

Por retirar impurezas do ar e eliminar energias negativas do ambiente, pode ser considerada planta da purificação – por isso mesmo, é a queridinha do feng shui. Também é conhecida por simbolizar paz e harmonia.

 

Versátil, combina bem com qualquer tipo de decoração, dando sempre um toque elegante ao espaço.

 

- Tamanho: de 30 centímetros a um metro, quando cultivado em ambientes internos.

- Água: gosta de rega frequente, de duas a três vezes por semana. Porém, não curte solo encharcado.

- Sol: adora espaços de iluminação indireta, que não queimam suas folhas.


5) Mini-costela-de-Adão

Planta nativa do sul da Tailândia e da Malásia, a parente júnior da costela-de-Adão é bastante versátil, combinando com decorações que vão do estilo clássico ao contemporâneo – é perfeita para fazer o estilo Urban Jungle.

 

A espécie é uma fofura, porém nada de deixá-las à mão de crianças e animais domésticos, pois suas folhas são tóxicas. É muito rústica e resistente a pragas e doenças.

 

- Tamanho: de crescimento rápido, pode atingir cerca de 40 centímetros.

- Sol: precisa de ambiente bem iluminado, mas sem Sol direto (uma janela em que bate todo o Sol da manhã, que é mais fraco, é o local perfeito).

- Água: o solo jamais pode ficar seco. Como gosta de ambientes mais úmidos, vai adorar ser borrifada ou ficar perto de um umidificador.


Os mais novos empreendimentos da Equilíbrio em Curitiba oferecem uma grande integração com a natureza, seja pelo belíssimo projeto paisagístico, seja pela proximidade com grandes áreas de mata nativa.

Trebbiano Residencial: 50% do terreno com vegetação nativa, constituindo-se de área de conservação permanente.

Gran Solare Residenziale: a 700 metros do Jardim Botânico, o maior parque de Curitiba, sendo a maior área verde natural da cidade.


6) Pacová

Como não prestar atenção na exuberância dessa planta, de folhas verde vibrantes bem largas e caule firme?

 

Queridinha dos adeptos do urban jungle, a pacová é uma autêntica planta sul-americana. É abundante no Brasil, onde aparece na Floresta de Restinga e na Mata Atlântica.

 

Bastante usada como planta ornamental, é indicada para interiores, vasos ou canteiros na sombra. Porém, essa parente da costela-de-Adão não curte muito o frio e é tóxica para cães e gatos.

 

- Tamanho: atinge de 1,2 a 2 metros.

- Sol: gosta de espaços bem iluminados, mas não de sol direto. O espaço ideal é onde bate o sol mais fraco, da manhã.

- Água: o substrato deve estar sempre úmido, mas não encharcado, para não apodrecer as raízes.


7) Palmeira-ráfis

Também chamada de palmeira-ráfia, essa planta originária da Ásia é resistente, fácil de cultivar e exige poucos cuidados.

 

Como não precisa de luz solar direta para se desenvolver, é perfeita para ser cultivada em salas, quartos e jardim de inverno, sendo excelente para ambientes com ar-condicionado.

 

Não é uma planta que curte frio nem mudanças bruscas de temperatura. Por isso, deve ser protegida de correntes de vento.

 

- Tamanho: pode atingir até 4 metros de altura, porém cresce lentamente.

- Sol: gosta de ficar ao lado de uma janela bem iluminada.

- Água: o solo não pode ficar encharcado. Nos dias mais secos, borrife água em toda sua extensão, principalmente nas folhas.

 

Leia mais:

- Horta de apartamento: o que plantar e como fazer

- Como deixar o apartamento mais verde


8) Samambaia

Uma das espécies mais antigas de plantas – existem há mais de 350 milhões de anos! – samambaias são versáteis: podem ser usadas para fazer parede verde, jardim vertical, e também ficam ótimas em vasos e cachepôs.

 

Além de umidificadora natural (libera sua umidade no ar), também é uma ótima purificadora de ambientes, removendo diversos poluentes, como benzeno, formaldeído e xileno. 

 

- Tamanho: depende do tipo – das mais conhecidas, são pelo menos 15 variedades – mas podem alcançar até alguns metros.

- Sol: deve ficar em ambiente com sombra, mas de forma que receba raios solares em alguns momentos do dia, ou seja, gosta de luz difusa.

- Água: regar, em média, a cada três dias (vai depender da época do ano e do ambiente). Ama ser borrifada com água!


9) Zamioculca

Árvore do dinheiro, planta da fortuna, planta da prosperidade: entre outros nomes ligados a sucesso financeiro, esses são alguns dos apelidos que a espécie, originária da Tanzânia, na África, recebeu. 

 

Altamente resistente e exigindo quase nada de manutenção, a zamioculca é altamente indicada para apartamentos e para pessoas que nunca cuidaram de plantas e agora desejam se aventurar na jardinagem.

 

Parente dos antúrios e copos-de-leite, a planta possui folhagens brilhantes e vistosas, mas que são tóxicas. Por isso, não deixe-a perto de crianças e pets, e manipule as folhas usando luvas.

 

- Tamanho: costuma não passar de um metro de altura.

- Sol: gosta de luz difusa, meia sombra.

- Água: curte solo pouquíssimo úmido, ou seja, pode ser regada de duas a trê vezes por semana em dias quentes e uma vez por semana em dias frios.


Curtiu nossas indicações? Então invista agora mesmo nessas plantas para decorar o seu apartamento e cultive mais bem-estar em sua vida.


Quer conhecer o Trebbiano e o Gran Solare, empreendimentos Equilíbrio que oferecem equilíbrio entre arquitetura e natureza?

 

Visite nossos decorados e surpreenda-se.

 

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado – 10h às 18h

Domingos – 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 – Ecoville

41 99800-0444


Anterior
Anterior

Resolva suas principais dúvidas sobre amortização do financiamento imobiliário

Próximo
Próximo

7 coisas para saber antes de escolher porcelanato para o imóvel