10 restaurantes em Curitiba para celebrar com a família

Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversários, chá de bebê (que passa por um momento de reinvenção), nascimento de um novo membro da família: há ocasiões que merecem um bom almoço ou jantar especial para celebrar.

Pensando nisso, listamos 10 restaurantes, em Curitiba, perfeitos para esse tipo de ocasião. Eles atendem aos mais diversos tipos de gostos e estilos. Em comum, o ambiente gostoso, o menu variado e, claro: o sabor da verdadeira gastronomia. Confira.

1 - A Caiçara

A gastronomia da casa vem explicíto no nome: os sabores da cozinha litorânea paranaense.

Do casarão antigo, abrigado no centro histórico de Curitiba, com vasto quintal e mesas ao ar livre, saem pratos típicos como o barreado, espetinhos e petiscos grelhados.

Mas não fica só nisso: o menu assinado pelo chef Fredy Ferreira utiliza ingredientes típicos da cozinha caiçara - como banana-da-terra, pupunha, farinha de mandioca e diversos frutos do mar - para criar pratos com cheiro e sabor da gastronomia contemporânea. Imperdível.

. Onde: Rua Dr. Claudino dos Santos, 90 - São Francisco

. Horário: quarta a sexta, 18h-23h / sábado, 12h-23h / domingo, 12h-16h

2 - Armazém Santo Antônio

O restaurante oferece um misto de cozinha contemporânea com o sabor da cozinha afetiva. Também tem na arquitetura um de seus atrativos. Isso porque está instalado em um casarão com quase um século e meio de história, de ares urbanos e rurais, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba.

O menu assinado pelo chef Giuliano Hahn inspira-se nessa espécie de casa de fazenda, de cozinha farta, diversa, saborosa. Por isso, há grande oferta de massas e pães artesanais, risotos, pratos à base de carne, bacalhau, camarões.

Tudo isso confirma: a variedade é a verdadeira alma do Armazém Santo Antônio.

. Onde: Rua Solimões, 344 - São Francisco

. Horário: terça e quarta, 19h-22h30 / quinta a sábado, 19h-23h30 / sábado, 11h30-15h30 / domingo, 12h-15h30

3 - Cantina do Délio

Na ampla área externa, com mesas cobertas, é possível degustar a cucina casalinga, a autêntica comida italiana caseira. As porções são generosas, e regularmente o espaço oferece novidades de dar água na boca, como os famosos festivais.

A proposta da casa e o menu levam assinatura do chef Délio Canabrava, responsável por preencher cada cantinho do restaurante com boas histórias e pitadas de irreverência.

De atmosfera intimista e acolhedora - fruto da descontraída coleção de antiquariato e pelo restaurante ocupar uma das últimas casas de madeira da região -, a Cantina do Délio é um excelente local para reuniões especiais em família.

. Onde: Rua Itupava, 1094 - Alto da XV / Rua Teixeira Coelho, 255 - Batel

. Horário: segunda a sexta, 11h30-14h, 18h-22h / sábado, 11h30-16h, 18h-22h  / domingo, 11h30-16h

4 - Espaço Depósito

Um dos principais atrativos desse restaurante é o amplo espaço verde, cheio de tranquilidade, em pleno centro de Curitiba.  

Outro atrativo é o cardápio. Especializado em carnes na brasa, o Espaço Depósito oferece carnes de cortes tradicionais - como alcatra e filé - além dos tradicionais acompanhamentos, como salada e arroz. Atenção especial à salada de batata, a famosa “maionesse”: ela conta com o tempero especial de Dona Dolores.  

. Onde: Rua Santo Antônio, 660 - Rebouças

. Horário: segunda asexta, 11h45-14h30 / quinta e sexta, 18h-22h / sábado e domingo, 11h45-17h

5 - Família Madalosso

A alcunha de “maior restaurante da América Latina” não é à toa. Afinal, se em seu início, lá nos anos 1960, o pequeno espaço atendia uma média de 13 pessoas, hoje serve mais de 4.500 clientes por dia.

De tradição familiar, o Madalosso encontrou na cozinha italiana seu estilo de servir e encantar. A cozinha, permeada de clássicos da Itália - como lasanhas, rondellis e gnocchis - pode ser experimentada de duas formas: à la carte ou sob sistema de rodízio.

. Onde: Av. Manoel Ribas, 5875 - Santa Felicidade / Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, lj 518 - Mossunguê

. Horário: segunda a sábado, 11h30-15h, 18h30-22h (fecha às terças) / domingo, 11h30-15h30



Recentemente Curitiba recebeu uma filial da famosa “Disney do churrasco”, restaurante paulistano especializado na capacidade ancestral de reunir pessoas em torno do fogo.

O menu é assinado por uma grande expert no assunto, a chef Paula Labaki. Oferece inúmeras opções para petiscar e compartilhar, tornando o Fazenda Churrascada perfeito para almoços em família.

Entre as delícias imperdíveis, o arroz de costela com ovo de gema mole e o bolinho de costela defumada com molho de mostarda valem cada mordida.

. Onde: Rua Brigadeiro Franco, 3.991 - Água Verde

. Horário: terça a sexta, 11h45-22h / sábado, 11h15-22h / domingo, 11h15-18h

7 - Maria Eugênia

Mix de gastronomia e natureza, o local encanta pela extensa área verde - são 12 mil m2 de gramados, jardins coloridos, até mesmo um córrego cristalino.

Tendo à frente o chef Ivo Lopes, que assina o variado menu, o Maria Eugênia é especializado em carnes, com forte inspiração nas parrillas argentina e uruguaia.

. Onde: Rua Capitão Antônio Pedri, 408 - Santa Felicidade

. Horário: quarta a sábado, 19h-23h30 / sexta e sábado, 12h-16h / domingo, 12h-17h

8 - O Jardineiro

Um amplo e histórico sobrado, que conta com enorme deck com mesas e ombrelones, e muita natureza ao redor. Mas garantimos: não é só esse mix que faz a receita de sucesso d’O Jardineiro.

O restaurante é famoso pela feijoada servida todos os sábados, pelas carnes grelhadas oferecidas aos domingos, pelas comidas de boteco e pizzas disponibilizadas todos os dias da semana.

É o delicioso sabor da cozinha brasileira regional que faz d’O Jardineiro uma ótima opção para reunir a família.

. Onde: Av. Manoel Ribas, 227 - São Francisco

. Horário: terça a sexta, 12h-14h (à la carte) / sábado e domingo, 12h-15h30 (buffet a peso) e 18h-23h (à la carte)

9 - Quintana Gastronomia

Um paraíso cercado de árvores, com mesas no quintal. Uma casa aconchegante, com  ares de sítio e traços do passado. Assim é o Quintana, espaço em que gastronomia, sustentabilidade e cultura se encontram à mesa, idealizado pela chef Gabriela Vilar de Carvalho.

Além dos pratos à la carte, com foco na cozinha regional, a grande atração do Quintana é a Mesa Gastronômica. Nessa proposta, todo dia é montada uma mesa com pratos inspirados em uma determinada cozinha do mundo, como a mediterrânea, a asiática, a brasileira, a oriental.

. Onde: Avenida do Batel, 1.140 - Batel

. Horário: segunda a sexta, 11h30-15h / sábado, domingo e feriado, 11h30-15h30

10 - Terra Madre Ristorante

Um dos mais premiados restaurantes de Curitiba, o Terra Madre alia o melhor da comida italiana com toda sofisticação da alta gastronomia. Massas artesanais, risotos, polentas, carnes nobres, queijos: as opções são variadas, com leve sabor de cozinha contemporânea.

Pelo espaço, que hoje é comandado pela chef Márcia Borges, já passaram os melhores chefs de Curitiba.  

. Onde: Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 - Bigorrilho

. Horário: terça a sexta, 19h-23h / sábado, 12h-15h, 19h-23h / domingo, 12h-15h


A Equilíbrio Construtora é uma das mais tradicionais empresas do segmento do Paraná.

Em Curitiba, oferece dois empreendimentos que reúnem espaços aconchegantes e charmosos, perfeitos para realizar grandes e pequenas celebrações em família.

- Trebbiano Residencial: localizado no Ecoville, oferece quatro salões de festas, todos com deck externo e fire place. Também conta com wine bar equipado com adega, lareira e deck externo.

- Gran Solare Rezidenciale: a 750 m do Jardim Botânico, o empreendimento conta com lounge externo com fire place, amplo salão de festas e sport’s bar.

Visite os decorados e surpreenda-se.

CENTRAL DE VENDAS

Segunda a sábado - 10h às 18h

Domingos - 10h às 16h

R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 - Ecoville

41 99800-0444

Anterior
Anterior

Consórcio de imóveis vale a pena? Conheça vantagens e desvantagens.

Próximo
Próximo

Verdades sobre esquadrias em PVC que você precisa conhecer