Novembro Azul: mês da prevenção ao câncer de próstata

Saiba mais sobre o novembro azul e a importância da prevenção ao câncer de próstata.

O Novembro Azul já está quase no fim, mas o que não pode acabar é a atenção e os cuidados para a prevenção do câncer de próstata.

Segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, o câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos, de acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Geralmente, o câncer de próstata atinge homens acima dos 50 anos, ou pacientes com histórico da doença em parentes de primeiro grau.

SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula presente nos homens, que fica abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo o início da uretra.

O câncer de próstata não apresenta sintomas no início do desenvolvimento. Mas em alguns casos o paciente pode apresentar dificuldades para urinar, ou necessidade de urinar mais vezes.

Nos estágios mais avançados, pode causar dores nos ossos, sintomas urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.

Se apresentar qualquer um desses sintomas, o paciente deve procurar um médico para a realização de exames.

Mesmo que não apresentem sintomas, os homens acima de 40 anos devem realizar o exame de PSA, e a partir dos 50 anos o exame de toque para detecção do câncer de próstata.

POR QUE O DIAGNÓSTICO PRECOCE É IMPORTANTE

Quando o câncer é detectado logo na fase inicial de desenvolvimento, o tratamento é menos complicado, e mais eficiente.

O diagnóstico precoce de câncer diminui o período de tratamento, e este geralmente é feito em uma única modalidade com propósito curativo. 

No caso de uma cirurgia, ela é feita de maneira minimamente invasiva. Já se o tratamento for por radioterapia, ela será feita em uma área bem limitada, preservando os tecidos saudáveis do paciente.

Com isso, diminuem os efeitos colaterais, e aumenta a qualidade de vida dos pacientes com câncer. 

A CONSTRUTORA EQUILÍBRIO

A Construtora Equilíbrio é especializada na execução de empreendimentos imobiliários residenciais em Curitiba.

Nossos empreendimentos contam com um cuidadoso processo de planejamento e execução, capazes de fornecer conforto e sofisticação aos nossos clientes.

Fontes:

https://saude.abril.com.br/medicina/novembro-azul-4-noticias-importantes-sobre-cancer-de-prostata/
https://www.accamargo.org.br/noticias/novembro-azul-atente-se-ao-diagnostico-precoce