Descubra que cuidados você deve tomar para diminuir as chances de o coronavírus entrar em seu apartamento

O coronavírus já se provou resistente, adaptável e de rápida transmissão. Após cerca de um ano de isolamento social, muitos trabalhadores precisaram voltar às suas rotinas. Porém como fazer isso de modo seguro, prevenindo que o vírus se instale na sua casa e afete seus familiares? Separamos aqui algumas dicas que poderão te ajudar, confira:

Guia de segurança para quem precisa sair de casa durante a pandemia

Continue usando máscara. Se possível de tecido triplo ou adquira PFF2. Elas podem ser reutilizadas com segurança seguindo um passo a passo simples. Lave frequentemente as mãos e tenha sempre álcool em gel na bolsa.

Evite contato físico e faça o distanciamento social de no mínimo 1,5m sempre que possível. Não toque na máscara e não compartilhe objetos pessoais como garrafas de água e talheres.

Como evitar o coronavírus dentro de seu apartamento

Não utilize o mesmo elevador com outros moradores que não sejam da sua casa. Isso irá diminuir o risco de transmissão do vírus pelo ar.

Ao chegar em casa, evite tocar em móveis e outros objetos. Deixe o calçado na porta de casa. Se possível, tenha uma pequena área com álcool em gel e suporte para deixar os calçados. Caso contrário, retire os sapatos e deixe-os na lavanderia para higienizar depois.

Retire toda a roupa, mesmo que utilizada por um breve período de tempo, e coloque em um saco plástico fechado. Tome um banho e lave bem todas as partes desprotegidas, incluindo cabelo e barba.

Se for utilizar a máscara de pano, deixe-a de molho no mínimo por 30 minutos em uma solução com água e sabão. Lave e deixe-a secar.

Higienize todos os objetos que estiveram com você fora de casa: celular, bolsa, carteira, chaves e compras, incluindo as sacolas. Esta tabela abaixo ilustra o tempo de sobrevivência do vírus em determinadas superfícies e ressalta a importância de tomarmos essa precaução:

 

Tempo que o coronavírus sobrevive em determinadas superfícies
Superfície Período
Ar 3h
Aço Inoxidável 72h
Plástico 72h
Papelão 24h
Cobre 4h

Manter a casa limpa também é essencial, mas não precisa de exageros. Use um pano com álcool para limpar as superfícies que a pessoa que esteve fora tocar, e um pano com desinfetante para higienizar o piso.

Com estas poucas medidas o risco de transmissão na sua casa irá diminuir substancialmente. E lembre-se, se puder, fique em casa. Quando chegar a sua vez de se vacinar, compareça na unidade determinada e proteja-se contra o novo coronavírus.