Conheça os tipos de decoração e escolha o melhor para o seu apartamento

Conheça alguns estilos de decoração, descubra qual é a sua cara e use em seu apartamento

A tarefa de decorar um novo apartamento pode ser mais complexa do que você imagina. Para que você se sinta em casa, é preciso que o seu apartamento reflita quem você é e as coisas que você gosta. Não basta adquirir os móveis e itens de decoração que lhe agradam. 

É preciso que todo o imóvel tenha características bem definidas e harmoniosas entre si. Por isso, antes de mais nada você deve encontrar o estilo de decoração ideal que mais tem a ver com você. Por isso reunimos aqui uma coletânea com os gêneros mais populares. Assim você conhecerá as qualidades de cada um e já poderá sair às compras. Confira!

 

Campestre

Muito utilizado para casas de praia e rurais, o estilo campestre une elementos associados à natureza como plantas, móveis em madeira com traços mais rústicos e mantas que simulam o pelo de animais. O resultado são ambientes acolhedores que abusam das cores neutras. 

 

Clássico

Lustres, esculturas, estampas, tapetes e móveis adornados são marcas do estilo clássico. Atualmente é muito comum ver estes elementos incorporados a ambientes que possuem pisos, paredes e móveis maiores em tons neutros, dando destaque aos detalhes. 

 

Escandinavo

Prioriza tons claros e cores pastéis para compor a maior parte do décor. Elementos como madeira são estilizados de forma moderna, abusando das linhas retas. Para dar mais charme, alguns itens coloridos são espalhados, quase ao acaso. Na parede, prefira utilizar o branco, contrastando com luzes em tom neutro ou quente. O resultado são ambientes aconchegantes e clean. 

 

Minimalista

Ideal para pessoas que desejam um apartamento funcional e prático, a decoração minimalista é capaz de agradar a qualquer um. Neste estilo podemos perceber que não existe um exagero na quantidade de móveis e utensílios, construindo ambientes sofisticados e belos. É comum que decorações minimalistas priorizem tons frios em contraste com poucas cores quentes. 

 

Retrô

O estilo retrô é ideal para você que gosta de aspectos específicos de uma determinada época e quer utilizá-lo na decoração do seu apartamento. As principais épocas de referências estão entre as décadas de 50 a 70. Se você quer fazer referência a essa época, busque por móveis de madeira e itens de decoração com estampas, quadros e demais adereços que marcaram a época. 

Lembre-se de manter pontos neutros na casa para não sobrecarregar com informação. Paredes brancas e pisos neutros são bons pontos a se considerar. 

 

Oriental

Tecidos naturais como juta, sisal, linho e algodão são valorizados na decoração oriental. A valorização da iluminação natural, cultivo de plantas e fontes de água também são características marcantes do estilo. A mobília é preferencialmente baixa e você pode utilizar esculturas, quadros e almofadas para expor as estampas temáticas. 

 

Industrial 

Tijolinho à vista, vigas expostas, móveis escuros e simples. O estilo industrial surgiu na década de 70 e encanta a muitos até hoje. Entre os itens de acabamento estão paredes ou piso de cimento queimado e luminárias de metal. Também é comum pendentes que usam estruturas de cordas largas para quebrar a sobriedade dos tons preto, cinza e branco. 

 

Moderno

Prima pelo conforto e funcionalidade. Tem como principais características o uso de tons neutros em toda a decoração, incluindo móveis e a utilização de eletrodomésticos que transmitam um ar de modernidade. 

Além destes, existem outros estilos de decoração que você pode usar em seu lar. Lembre-se que o mais importante é se sentir confortável, afinal este é o seu lar. 


Se você ainda não tem o apartamento dos sonhos, venha conhecer os imóveis da Construtora Equilíbrio. Empreendimentos modernos, confortáveis e bem localizados na capital paranaense.