Confira as roupas que não estragam na secadora

Evite estragar suas peças preferidas e confira todas as roupas que não estragam na secadora

 

O inverno chegou. Isso significa dias frios, umidade baixa e roupas que levam dias para secar. Muitas até mesmo ficam com um cheiro desagradável. E para isso, nada melhor do que recorrer à secadora, certo? Bom, depende.

Você com certeza já passou pela sensação desagradável de colocar roupas na secadora e ao retirar, se deparar com peças encolhidas ou arruinadas para sempre. Infelizmente isso não é algo incomum de acontecer, e por isso é importante estar atento aos símbolos das etiquetas que podem te ajudar. Além disso, preparamos um guia com uma lista de roupas que não estragam na secadora e você pode colocar tranquilamente. 

Roupas que não estragam na secadora

Toalhas 

O tecido delas é próprio para resistir às altas temperaturas sem perder a maciez ou a qualidade. Para não pesar na conta de luz, carregue a máquina com a capacidade máxima de secagem (que em máquinas Lava e Seca pode ser de até metade da capacidade de lavagem).

 

Não misture peças claras e escuras

Se forem tons pastéis, tudo bem. Mas nada de misturar azul marinho com roupas coloridas ou brancas, senão você vai acabar com roupas manchadas e estragadas. 

 

Edredons e travesseiros

Especialmente no inverno, esta é uma boa dica para garantir a lavagem e secagem em casa, sem que fiquem com mau cheiro. Mas é sempre importante atentar-se ao limite de peso da máquina. Peças como cobertores podem dobrar de peso facilmente quando molhadas. 

 

Jeans e blusas 

Estas peças geralmente resistem bem às altas temperaturas da secadora. Mas antes de colocar, certifique-se de que a etiqueta informa a temperatura máxima. Tecidos diferentes possuem limites diferentes e o uso de calor excessivo irá estragar a sua roupa. 

 

Roupas que devem passar longe da secagem mecânica

Bordados, linho, seda e lã 

Peças delicadas como casacos de lã batida, blusas bordadas, peças em seda e linho possuem fibras frágeis que podem estragar ou encolher em altas temperaturas. É preferível que sejam lavadas em ciclo delicado e sequem à sombra. 

Lingeries

As lingeries tem um propósito estético além do funcional. Tecidos como renda e outros mais delicados podem estragar facilmente em uma secadora ou até mesmo encolher. seque estas peças sempre à sombra. 

 

Dica extra: fique atento ao excesso de uso

Secadoras são eficientes e ótimas aliadas para o dia a dia. Mas o uso em excesso pode causar aumento significativo na conta de luz, uma surpresa desagradável que você pode evitar. Use quando precisar e de preferência, com a capacidade máxima.