Comprar imóvel ou alugar: quais os prós e contras?

Ainda que o desejo da casa própria esteja à frente de outros sonhos - como ter carro, casar ou ter filhos -, a gente sabe que nem sempre é possível adquirir um imóvel. Afinal, a decisão de alugar ou comprar depende de diversas variáveis, como o seu atual momento de vida, sua situação financeira e projetos para o futuro, sem falar no contexto da economia do país e do mundo.

Por isso, abaixo elencamos diversos aspectos para você embasar sua escolha de forma mais racional e consciente, do jeito que as grandes decisões da vida devem ser.


ALUGAR IMÓVEL

 

CONTRAS

  • Ter o sentimento de “rasgar dinheiro”, todos os meses, por um imóvel que não é seu.

  • Não poder fazer a reforma que, do seu ponto de vista, parece necessária, como a troca de um piso, portas, etc.

  • Se você vai alugar um apartamento, não tem poder de decisão quanto a algumas decisões que impactam no valor do condomínio. Por exemplo, se a maioria dos  proprietários dos apartamentos do prédio decidirem por ter mais um funcionário de limpeza, todas as despesas dessa contratação são rateadas entre os condôminos e, como não se trata de mudança ou reforma estrutural do prédio, você vai ajudar a pagar a conta.

  • Pagar multa caso decida entregar o imóvel antes do encerramento do contrato.

  • Possibilidade de ser surpreendido com a solicitação de devolução do imóvel por parte do proprietário, em alguns casos tendo que buscar outro local em um curto prazo de tempo.

  • Dor de cabeça para resolver eventuais problemas estruturais no imóvel que possam surgir durante o período da locação (proprietário que demora ou até mesmo se nega a resolver a questão, ainda que exista imobiliária intermediando as negociações).

 

PRÓS

  • Caso você seja solteiro e esteja no início da carreira, ou deseja fazer uma especialização e/ou viver no exterior, alugar pode ser a opção mais interessante.  

  • No curto prazo, o aluguel permite residir em um bairro com melhor localização, enquanto se junta o dinheiro necessário para adquirir um imóvel nesse bairro.

  • A locação oferece mais flexibilidade para mudar de endereço, principalmente quando se está em início de carreira e há possibilidade de transferência para outra cidade no futuro.

  • Locar um imóvel é uma escolha menos arriscada se a sua vida financeira é muito instável.

  • A burocracia e os custos com papelada e cartório são menores.

 

DICA EQUILÍBRIO

Se alugar é a melhor opção para você hoje, guarde uma parte da renda para adquirir uma propriedade no futuro. Para isso, alugue um imóvel mais barato, e invista a diferença em uma aplicação financeira, guardando dinheiro para adquirir seu próprio imóvel.

Importante: para isso é necessário ter conhecimento do mercado financeiro e dos movimentos da economia para não perder dinheiro.

 

. Leia mais

Como guardar dinheiro para comprar seu apartamento?


 COMPRAR IMÓVEL

 

PRÓS

  • Sentimento de investir no que é seu.

  • Possibilidade de decidir reformas e/ou melhorias, e de quando elas serão feitas.

  • Ter toda a segurança de morar em um imóvel próprio.

  • Há boas chances do imóvel valorizar, de duplicar ou triplicar de valor? Então adquiri-lo é um ótimo investimento.

  • Você pode ter rentabilidade já no processo de pagamento do imóvel, pois pode alugá-lo nesse período.

  • Tem perspectiva de morar durante muito tempo no imóvel? Então comprar é para você.

  • A compra de um imóvel oferece menos volatilidade em crises. Um exemplo é a pandemia da Covid-19, em que o valor do petróleo atingiu queda recorde, as ações da bolsa despencaram, porém o setor imobiliário se mostrou estável.

  • Se você é casado, comprar um imóvel compensa mais, pois é possível juntar a renda de ambos para a aquisição.

  • Crescimento da economia, inflação, taxas de juros, tendência demográfica, desenvolvimento da região: tudo isso são fatores que influenciam o mercado imobiliário, impactando na decisão de adquirir ou não um imóvel. Porém, historicamente a compra é uma ótima opção de investimento, visto que esse tipo de bem costuma valorizar ano a ano.

 

CONTRAS

  • Dependendo do valor que você dispõe para a aquisição, a decisão imobiliza seu capital e pode se tornar um compromisso de longo prazo.

  • Tempo de espera para ocupar o imóvel logo após a compra pode ser grande.

  • Surpresa com gastos extras no valor do condomínio (se você adquiriu um apartamento), principalmente para resolver situações emergenciais de estrutura, o que é bastante comum em prédios antigos.

  • É raro, mas pode haver desvalorização do metro quadrado em função de um aumento do índice de criminalidade na região, determinadas obras que impactam negativamente o bairro, etc.

 

DICA EQUILÍBRIO

Adquirir um imóvel é o melhor negócio se todos estes fatores estão presentes:

  • Você tem estabilidade financeira

  • Sua carreira profissional é estável

  • A parcela do financiamento não ultrapassa 30% da sua renda

  • Você tem boa reserva financeira, que permite tanto cobrir o valor necessário para dar a entrada, quanto servir de reserva de emergência, caso aconteça algo que coloque em risco o pagamento de algumas parcelas.


Leia mais

Investir em imóveis para alugar: o que é preciso saber antes de começar 


CONSELHOS GERAIS

 

1) Faça as contas. Apesar de muitos especialistas afirmarem que alugar é mais vantajoso que comprar, a certeza só vem se você colocar tudo na ponta do lápis.

 

O primeiro cálculo a ser feito é dividir o valor que você paga pelo aluguel pelo valor do imóvel que deseja comprar, ou seja, calcular a taxa de retorno. Exemplo: o desejo é adquirir um apartamento de R$ 500 mil enquanto que o aluguel mensal é de R$ 1,5 mil.  

 
 

Isso significa que, todos os meses, você paga 0,30% do valor do imóvel que você deseja adquirir.

Em seguida, compare essa taxa com o rendimento que você teria caso esse dinheiro fosse investido. Se o investimento apresenta uma taxa superior a essa, vale deixar o dinheiro investido e adiar a compra.

2) Nem sempre é verdade que um imóvel sempre valoriza, pois isso depende dos ciclos de mercado e da região em que a propriedade se localiza. Porém, é a possibilidade de valorização que justifica a compra do imóvel, independente se à vista ou financiado. Por outro lado, se não há perspectiva de valorização, não é indicada a aquisição, ainda que a taxa de financiamento compense.

3) Antes de decidir pela compra ou locação, considere quais são as expectativas do mercado e o futuro do cenário econômico. Também analise seus objetivos profissionais, o tamanho da família e a probabilidade de mudanças futuras. 


EMPREENDIMENTOS EQUILÍBRIO SÃO SÓ PRÓS QUANDO SE TRATA DE COMPRAR UM IMÓVEL

 

A Equilíbrio, uma das construtoras residenciais mais tradicionais de Curitiba, oferece duas ótimas opções de empreendimento para morar ou investir.


Trebbiano Residencial

O melhor compacto alto-padrão do Ecoville - um dos melhores bairros para viver ou investir na capital paranaense - adota o conceito house club. Isso significa que ele oferece a mais completa infraestrutura de serviços, esportes e lazer.

Conheça.


Gran Solare Residenziale

Localizado a apenas 750 metros do Jardim Botânico, parque mais importante da cidade, oferece excelente posição solar e apartamentos de 3 e 2 dormitórios.

Faça um tour virtual.


CENTRAL DE VENDAS
Segunda a sábado - 10h às 18h
Aos domingos - 10h às 16h
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 2.850 - Ecoville

41 9 9800.0444 


NOSSAS FONTES

EInvestidor / Estadão

Imóveis /Estadão

Equipe Equilíbrio

Anterior
Anterior

Como escolher a construtora certa para comprar um apartamento novo? 

Próximo
Próximo

As 11 melhores cafeterias de Curitiba: onde tomar um bom café