8 mudanças fáceis para deixar a sua casa mais sustentável
Não é de hoje que falamos a respeito dos problemas que o consumo humano causa à natureza. Além da invenção do plástico, que leva mais de 400 anos para se degradar, desmatamos em excesso e não descartamos corretamente o lixo produzido. Tudo isso gera uma atmosfera tóxica e ameaça milhares de formas de vida, incluindo a nossa.
A boa notícia é que ainda dá tempo de parar este desastre e pequenas ações do dia a dia realmente fazem a diferença na soma, afinal somos mais de 7 bilhões de habitantes. Confira como deixar a sua casa mais sustentável para começar essa mudança:
Reutilize frascos de vidro
Seja um pote de champignon, azeitona ou palmito, eles são úteis para armazenar compras à granel como temperos, milho para pipoca e até mesmo para guardar molhos que sobraram da refeição anterior. O vidro é mais higiênico, durável e fácil de reciclar. Com isso você já pode reduzir uma boa parte dos chamados plásticos de uso único.
Prefira comprar de pequenos produtores
Seja em feiras ou programas de assinatura, você levará para casa produtos mais frescos e muitas vezes orgânicos. Ao levar uma ecobag, você consegue eliminar mais embalagens de plástico e isopor que iriam direto para a lixeira assim que você chegasse em casa.
Tenha sempre uma ecobag com você
Este é um dos conselhos mais importantes. Quantas vezes você já derrubou compras no chão porque as sacolas eram frágeis? Ao ter uma ecobag sempre com você, poderá comprar tranquilamente e sem gerar ainda mais lixo com o uso das sacolinhas descartáveis.
Migre para o digital
Ao selecionar o CPF na nota fiscal, todas as informações serão registradas em seu nome e poderão ser consultadas a qualquer momento com o simples acesso à internet. Prefira contas em formato digital para outras despesas como cartão de crédito, luz e água.
Não desperdice alimentos
Comprar alimentos em excesso só pelo baixo valor pode gerar desperdício se não consumidos a tempo. Muitas verduras e legumes podem ser congelados para que você os prepare gradativamente. Evite fazer grandes porções de comida se não for para congelar ou consumo imediato, assim o risco de desperdício é menor.
Óleo de cozinha não pode ir no ralo
O óleo usado contamina o lençol freático. Armazene o líquido em embalagens descartáveis e entregue à cooperativas ou faça sabão em barra caseiro para uso próprio.
Que tal fazer compostagem?
Esta é uma excelente alternativa para reduzir o lixo orgânico e de quebra, adubar a horta com o que há de melhor. Muitas lojas vendem kits prontos com tudo o que você vai precisar. Existem também empresas especializadas que se propõem a buscar o material orgânico a ser compostado e oferecem uma muda de planta ou até mesmo uma embalagem de adubo, por uma pequena assinatura mensal.
Evite produtos descartáveis
Pratos, talheres, copos e canudos são verdadeiros vilões. Além de gerar uma quantidade anormalmente grande de lixo, muitos vão parar no seu organismo através dos microplásticos consumidos pelos peixes do oceano.
Torne sua casa mais sustentável
Viu, com poucas atitudes você conseguirá reduzir significativamente a quantidade de lixo produzida e deixar a sua casa mais sustentável. E aí, que tal começar?