5 principais cuidados com pets no apartamento.
Nas últimas décadas, os animais de estimação têm sido cada vez mais considerados integrantes da família - em muitas delas, eles inclusive substituem os filhos. E nossa atenção em relação a eles não para de crescer: segundo dados do Radar Pet 2021, o número desses animais cresceu cerca de 30% durante a pandemia, sendo que a média mensal de cuidados com pets é de R$ 189,00 (dados SPC Brasil).
Por isso, é cada vez mais comum a presença de cães, gatos e outros pequenos bichos dentro do lar, participando ativamente da nossa rotina. Mas quais são os principais cuidados com pets em apartamentos, considerando que o espaço disponível e a rotina de residir nesse tipo de imóvel são bem diferentes do que morar em uma casa com jardim.
Abaixo listamos 5 cuidados principais a adotar caso você resida em apartamento e está pensando em ter seu primeiro bichinho. Confira:
1 – Criar um ambiente adequado é fundamental
Um dos principais cuidados com pets em apartamento é oferecer um ambiente agradável para que o animal tenha conforto e se sinta bem.
Reserve três espaços diferentes: um para descanso, outro para a comida e água, e o terceiro destinado a xixi e coco. Lembre-se: esse último jamais pode ficar perto de água e comida.
Piso: o material não pode ser escorregadio, principalmente se você deseja ter um cão de raças propensas a desenvolver displasia de quadril (como labrador, golden retriever e o buldogue inglês) ou bichos com idade avançada.
Espaços estimulantes: eles são ainda mais importantes se você não passa muito tempo em casa. Petiscos escondidos, comedouros inteligentes e brinquedos que desafiam a cognição estimulam os sentidos e mantém o pet entretido. No caso dos gatos, você pode criar um ambiente “gatificado”, com pontes, passarelas, obstáculos e arranhadores.
Leia mais:
Isolamento acústico em apartamentos: saiba tudo sobre o tema
2 - Não basta estar presente, precisa dar atenção
“Cães de raças pequenas são indicados para apartamentos pequenos, e cães de porte médio e grande, para apartamentos maiores.” Ou: “cães de temperamento tranquilo são perfeitos para esse tipo de espaço”. É isso que você ouve falar por aí, não é?
Porém, isso não é uma regra, pois há muitos cães de porte maior que se adaptam a um espaço pequeno. O que realmente define se o cachorro é bom ou não para apartamento é aquilo que o tutor irá oferecer a ele.
O que isso significa? Que o “segredo” para um pet ter uma vida saudável em apartamento é a rotina. Que estar em casa, mas fazendo outras coisas, não é dar atenção. Que é fundamental disponibilizar parte do seu tempo para interagir, dar carinho, brincar realmente com o seu bichinho. Ah, o mesmo vale para os gatos, viu?
No caso de cães, o passeio diário é fundamental para diminuir o stress do bicho. Quanto maior e mais ativo o animal, aumentar a duração e a quantidade de passeios é fundamental
3 - Eles precisam de segurança
Um dos principais cuidados com pets em apartamento é mantê-los a salvo de acidentes domésticos.
Grades e telas: elas são indispensáveis em janelas e varandas, principalmente quando se tem gato.
Piscinas e banheiras de hidromassagem: devem ser cercadas a fim de evitar afogamentos por queda.
Produtos de limpeza e higiene: mantê-los em armários fechados, com portas. Se for no alto, onde o pet não tenha acesso, melhor.
Lixo: ele também deve ser alvo de atenção, principalmente se contiver restos de alimentos que possam causar alguma intoxicação ou, no caso de lixo seco, cortes e arranhões.
Cuide com objetos pequenos, que o pet possa mastigar e /ou engolir, pois pode ocorrer obstrução intestinal. Nesse caso, o bichinho terá de passar por um processo cirúrgico para retirada do corpo estranho.
Plantas: algumas são extremamente tóxicas para a saúde dos animais, como espada de São-Jorge, costela-de-Adão e comigo-ninguém-pode.
Sofás e camas: no caso dos cães, o esforço de pular para subir e descer pode ser prejudicial a coluna e patinhas. No longo prazo, pode causar dificuldades de mobilidade.
4 - Manter a higiene (deles) em dia
Adotar procedimentos rotineiros em relação à higiene dos animais é mais um dos principais cuidados com pets em apartamentos.
No caso dos cães, a troca de tapetes higiênicos varia conforme o tamanho do pet. Com os gatos, o cuidado é o mesmo: a areia sanitária deve ser limpa regularmente.
Leia mais:
Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo
Quanto a banhos, animais de apartamento podem tomar banho de uma vez por semana até de 15 em 15 dias, pois costumam se sujar menos. No entanto, é necessário fazer a higienização do animal após voltar do passeio. A opção mais prática, nesses casos, é higienizar as patinhas com lenço umedecido.
Outro cuidado é manter os potes de comida e água sempre limpos. Isso vale tanto para cães e gatos, quanto para outros tipos de pets, como roedores.
5 - Limpeza do apartamento: quanto mais, melhor
Por fim, o último dos principais cuidados com pets em apartamento é a limpeza dos ambientes por onde o animalzinho circula com maior frequência.
Alterne para limpar mais com menor esforço: varrer e /ou passar pano no chão é uma forma de eliminar pelos e odores rapidamente. Você pode alternar, varrendo um dia e passando pano no piso no outro.
Mantenha as janelas abertas: sempre que você estiver no apartamento, deixe-o bem arejado. Assim, o ar se renova e elimina o típico cheiro de “casa com animais”.
Aspire estofados e tapetes: se o bichinho solta muito pelo, é essencial passar o aspirador pelo menos 1x por semana.
Adote aromatizantes de ambientes: eles garantem aquela sensação de limpeza e disfarçam o odor natural dos bichinhos. Há diversas opções no mercado e você também pode adotar uma versão caseira (há várias receitinhas na internet; confira uma delas aqui).